Coimbra

Polícia Marítima interceta arrastão em pesca ilegal e apreende 3 toneladas de pescado

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 04-12-2013

A Polícia Marítima interceptou hoje, de madrugada, um arrastão que estava a utilizar um dispositivo ilegal para reduzir a malha da rede de pesca, tendo sido apreendidas três toneladas de pescado, informou a Capitania do Porto de Aveiro.

PUBLICIDADE

A embarcação de nacionalidade portuguesa encontrava-se na faina de pesca a cerca de 10 milhas de costa a norte da praia de Mira, quando foi intercetada pela Polícia Marítima, durante uma operação policial dirigida à pesca do arrasto.

“A bordo, após a equipa de fiscalização da Polícia Marítima de Aveiro ter verificado que no interior do saco da rede de arrasto se encontrava um dispositivo para reduzir a malhagem, foi de imediato ordenado ao mestre da embarcação a interrupção da faina de pesca e o regresso ao porto de Aveiro”, refere a Capitania em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

Na mesma nota, a Capitania do Porto de Aveiro realça que a prática deste tipo de pesca com recurso a dispositivos ilegais para obstrução e redução da malhagem dos sacos das redes, “é altamente depredadora, constituindo uma prática dilapidatária da conservação e gestão dos recursos vivos marinhos”.

Segundo o comunicado, os infratores vão ser sujeitos a um processo de contra-ordenação, incorrendo numa coima que poderá ir de 598 a 37.400 euros.

PUBLICIDADE

O pescado fresco que foi apreendido será vendido em lota e o produto da venda reverterá a favor do Estado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE