Coimbra

Poiares cria Fundo de 300 mil euros para famílias, empresas e associações

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-06-2020

A Câmara de Vila Nova de Poiares anunciou que disponibiliza, a partir de hoje, um Fundo Municipal de Emergência de 300 mil euros para apoiar as famílias, empresas e associações locais afetadas pela pandemia covid-19.

PUBLICIDADE

O Fundo surge no âmbito do Plano de Medidas Excecionais e Transitórias para o Relançamento Económico, Social e Associativo do Concelho” de Vila Nova de Poiares, criado pela autarquia para responder aos efeitos da pandemia na economia local.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara presidida João Miguel Henriques considera “imperioso introduzir novas medidas de apoio que visem mitigar as dificuldades sentidas” durante a reabertura gradual do comércio, de serviços e de restauração e bebida.

“A retoma da confiança dos consumidores será um processo gradual e que se estenderá no tempo, muito provavelmente, ao longo de vários meses, e as pessoas, de uma forma geral, ainda não demonstram confiança suficiente para se dirigirem fisicamente aos espaços comerciais, de serviços e de restauração e bebidas que já se encontram abertos ao público, o que tem dificultado a retoma destes setores de atividade”, reconhece o autarca.

PUBLICIDADE

O Plano e Fundo Municipal de Emergência surgiram neste contexto, explica João Miguel Henriques.

“Visa, sobretudo, incentivar a manutenção de postos de trabalho das microempresas, em particular os restaurantes (e similares) e os estabelecimentos comerciais”, explica.

Por outro lado, procura ainda minimizar a quebra de rendimento disponível das famílias e proteger a atividade associativa cultural, desportiva e social do concelho.

“É preciso garantir que as famílias possam ter uma situação económica que lhes permita, assim que possível, manter decisões de poupança, consumo e investimento que contrariem a recessão económica com impacto imprevisível e que pode resultar num choque em cadeia que afeta toda a atividade económica e, consequentemente, os seus trabalhadores”, refere o autarca.

O Plano de Medidas Excecionais para o Relançamento Económico, Social e Associativo e os formulários e documentos para instrução dos pedidos de apoio ao Fundo Municipal de Emergência estão disponíveis para consulta e ‘download’ no ‘site’ do município, em www.cm-vilanovadepoiares.pt e através dos serviços ‘online’ municipais em http://sol.cm-vilanovadepoiares.pt.

Podem ser consultados presencialmente nos serviços municipais, cujo atendimento ao público já foi restabelecido, no horário normal de expediente, entre as 08:00 e as 17:00. As candidaturas deverão ser apresentadas até dia 26 de junho, sendo avaliadas por ordem de chegada.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE