Vamos

Poeta de Coimbra ganha prémio no Cartaxo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-11-2019

A antologia de poemas “No interior dos contornos”, de António Severo, venceu a primeira edição do Prémio Literário Marcelino Mesquita, criado pela Câmara do Cartaxo, no âmbito das comemorações do centenário da morte do dramaturgo.

PUBLICIDADE

O anúncio do vencedor do prémio foi feito hoje à tarde pela vereadora da Câmara do Cartaxo (distrito de Santarém), com o pelouro da Cultura, Elvira Tristão, durante o colóquio “Marcelino Mesquita, uma construção da memória”, que encerrou o programa de comemorações.

Segundo Elvira Tristão, que fez parte do júri do prémio, juntamente com Ana Luísa Vilela e Vítor Madeira Santos, a obra de António Severo (pseudónimo de António Marques Ferreira, de Coimbra) foi distinguida pela “solidez e coesão temática, pela lírica, que alia a riqueza vocabular e métrica a um amplo espectro emocional, que vai da veemência ao sarcasmo”.

PUBLICIDADE

O colóquio que decorreu hoje à tarde no Centro Cultural do Cartaxo encerrou as comemorações do centenário da morte do escritor, jornalista e político cartaxense que viveu na segunda metade do século XIX, início do século XX, as quais incluíram, além do prémio, a publicação de duas obras inéditas de Marcelino Mesquita e um concurso de rótulos para um vinho comemorativo.

O Prémio Literário Marcelino Mesquita, que o município quer passar a realizar de dois em dois anos, teve nesta primeira edição tema livre.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE