Educação

Poesia de Boaventura de Sousa Santos na Faculdade de Economia

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 28-09-2021

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) realiza uma sessão evocativa da obra poética de Boaventura de Sousa Santos, quinta feira, dia 30 de setembro, às 17h00, decorre nos jardins e no Auditório da FEUC.

PUBLICIDADE

A sessão intitula-se Encontros(s) poético(s) com Boaventura de Sousa Santos e tem por base dois dos mais recentes livros de poesia do sociólogo: “139 Epigramas para sentimentalizar pedras” (Poética Edições) e “Rap Global” (Apuro-Edições). Além de contar com a presença do autor e do diretor da FEUC, Álvaro Garrido, na sessão “intervêm distintos protagonistas”.

“O ator Ricardo Correia e a coreógrafa Mariana Amorim encenam formas de representação daquelas obras e convidam os presentes a viajar através dos seus poemas”, revela a FEUC em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

No documento endereçado hoje ao Notícias de Coimbra, revela-se que haverá um “painel de comentários é assegurado por Luís Sarmento (editor da Poética Edições) e por Graça Capinha (docente da Faculdade de Letras da UC e investigadora do Centro de Estudos Sociais). O rapper Renan Inquérito e a poeta e arte-educadora Raquel Lima apresentam em vídeo uma síntese de aspetos mais salientes dos dois livros”.

Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra, é Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973), Professor Catedrático Jubilado da FEUC e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

PUBLICIDADE

De 2011 a 2016, dirigiu o projeto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

Tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês, romeno, dinamarquês e polaco.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE