Coimbra

Plataforma divulga produção e comércio local de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-06-2021

PUBLICIDADE

As associações CoimbraMaisFuturo, de Doceiros de Coimbra e de Promoção da Baixa de Coimbra e a Câmara Municipal criaram, em parceria, uma plataforma para divulgar o comércio e a produção local do concelho de Coimbra.

“Esta plataforma [denominada Coimbra Comércio] tem o intuito de promover o comércio e a produção local do concelho de Coimbra, desde as zonas rurais à cidade, numa perspetiva de coesão territorial”, disse hoje, em conferência de imprensa, a coordenadora executiva da Associação CoimbraMaisFuturo, Regina Pinto.

PUBLICIDADE

A iniciativa destina-se tanto a empresários de todas as freguesias do concelho como ao público em geral.

 

PUBLICIDADE

publicidade

O ‘site’ Coimbra Comércio disponibiliza informação detalhada de cada empresa inscrita, notícias das empresas, bem como informação sobre eventos organizados pela plataforma para empresários e cidadãos.

É um espaço virtual gratuito, onde comerciantes e produtores podem aderir gratuitamente, sendo que neste momento, a plataforma conta com 70 aderentes.

“Quantos mais formos, mais força teremos. Coimbra tem de acreditar em si. É uma cidade que tem tudo para ser fantástica, temos de dinamizar a ideia de saber que temos tudo para mostrar e, todos juntos, podemos ser uma força deste país”, susterntou a presidente da Associação de Promoção da Baixa de Coimbra, Assunção Ataíde.

 

A plataforma está dividida em três áreas, a área ’Vamos Conversar’ destinada a público em geral para esclarecer eventuais questões. A área ’inscrever negócio’, que, como o nome indica, é o sítio os comerciantes se podem inscrever. A zona ’Iniciativas’ é o local no ’site’ onde estão descritas todas as atividades, notícias e eventos da Região de Coimbra.

A plataforma disponibiliza aos aderentes um Gabinete de Apoio, onde os comerciantes podem contactar para esclarecer dúvidas e receber apoio em diversas áreas.

A Coimbra Comércio tem à disposição 14 setores de negócio: artesanato, casa e decoração, gelataria/chocolataria, mercearia e frutaria, moda, ourivesaria/joalharia/relojoaria, pastelarias/padarias/cafés, produtores/feiras/mercados locais/restauração, saúde/cosmética, serviços, talho/peixaria, turismo/cultura/desporto/lazer e vinho/gourmet.

“Ao contrário do que se pensa, Coimbra tem uma grande área de produção agrícola” e, também por isso, “em boa hora foi criada a plataforma”, disse o vice-presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Cidade, também presente na conferência de imprensa.

“Estamos perante uma crise pandémica e este é mais um mecanismo de apoio” à economia local, sublinhou.

 

 Os estudantes de Coimbra também são parceiros desta iniciativa e Maria Inês Pirré em representação da Associação Académica de Coimbra destaca a importância da APBC.

“No início do nosso mandato, em Outubro, iniciámos uma parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e a Agência tem sido deste então uma das nossas maiores ajudas para todas as nossas atividades, principalmente na Baixa, mas agora com esta plataforma vai-se expandir a toda a cidade o que para nós é ótimo e enquanto AAC permite-nos concretizar aquilo que é uma das nossas principais bandeiras e portanto não podemos fechar os olhos a estas iniciativas”, sublinhou a estudante.

 

A inscrição na plataforma pode ser feita, em qualquer momento, através do preenchimento de um formulário acessível no site

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE