Coimbra

Plataforma Coimbra 2030.PT lançada hoje na FEUC no encerramento do curso de verão “Intervir na Região em tempos de Crise”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-09-2020

Teve hoje lugar, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o lançamento da Plataforma COIMBRA2030.PT, projeto que decorre do trabalho de uma equipa pluridisciplinar de estudantes e docentes da FEUC ao longo dos últimos três meses.

PUBLICIDADE

A Plataforma tecnológica dinâmica, desenvolvida em código aberto, integra um dashboard com acesso interativo que permite uma leitura fácil dos indicadores socioeconómicos e do impacto financeiro da Pandemia COVID19 no mapa dos 19 concelhos da Região de Coimbra. Estão ainda associadas à Plataforma novas propostas de identidade visual e uma comunicação digital integrada com as redes sociais. uma plataforma com indicadores socioeconómicos e com informação de apoio à decisão política, bem como o desenvolvimento de relatórios do impacto financeiro da pandemia nos municípios da região.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto, desenvolvido sob a coordenação do CeBER – Centre for Business and Economics Research, da FEUC, resulta do trabalho desenvolvido, no âmbito da iniciativa “Verão com Ciência”, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e combinou o curso de verão – “Intervir na Região em Tempos de Crise”- com formação em investigação e desenvolvimento.

Durante três meses, 15 estudantes, de 7 cursos diferentes (Licenciaturas em Administração Público-Privada; Design e Multimédia; Economia; Engenharia Informática, e Mestrados em Economia; Contabilidade e Finanças e Ciência da Informação), desenvolveram um programa interdisciplinar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no âmbito da resiliência económico-financeira de municípios da Região de Coimbra relativamente à crise pandémica. Recorda-se que a Plataforma Coimbra 2030, é um programa colaborativo conjunto da Universidade de Coimbra, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes, nascido em maio, no contexto da pandemia, para acompanhar e projetar o desenvolvimento da Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Programa incluiu módulos de formação diversa tais como desenvolvimento regional; finanças municipais; políticas no contexto Covid-19; análise de cenários; gestão de serviços de informação; gestão de conteúdos; análise e visualização de dados; sessões com vários especialistas (sob a forma de conferências, ciclos de seminários e sessões in loco em municípios e serviços) e o desenvolvimento de projetos. No projeto estiveram envolvidos vários docentes da FEUC e da FCTUC, além dos coordenadores Luis Moura Ramos e Margarida Mano; peritos e especialistas em diversas temáticas, eurodeputados da região de Coimbra, e alguns responsáveis institucionais tais como Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Teve ainda hoje lugar a sessão de encerramento do Curso de verão, feito pelo Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e do Presidente da CIM RC, José Carlos Alexandrino.

Serão entretanto oportunamente apresentadas, em sessão pública, as conclusões e o estudo detalhado, feito nos 19 municípios da Região de Coimbra, sobre o Impacto Financeiro da Pandemia COVID19 nos Municípios da Região de Coimbra, produzido no âmbito do mesmo curso e que atesta a capacidade de resiliência dos territórios no contexto pandémico em que vivemos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE