Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

Plano de Recuperação e Resiliência prevê compra de 260 mil computadores para alunos e professores

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-02-2021

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma verba para a compra, ao longo dos próximos anos, de 260 mil computadores destinados a alunos e professores, garantindo a manutenção dos equipamentos da Escola Digital.

PUBLICIDADE

Aos 400 milhões de euros de fundos comunitários para aquisição de computadores previstos no Plano da Escola Digital, o PRR acrescenta 500 milhões de euros.

Parte destes 500 milhões será usada para a “aquisição de 260 mil computadores de uso individual” para alunos e docentes, lê-se no documento que está agora em consulta pública.

PUBLICIDADE

publicidade

À Lusa o gabinete do Ministério da Educação explicou que a ideia é garantir que existe uma verba que permita ir fazendo a manutenção de equipamentos da Escola Digital, que ao longo do tempo possam ter problemas.

O PRR, que está agora em fase de discussão e auscultação pública, terá um período de execução até 2026.

PUBLICIDADE

Neste momento, o Governo já distribuiu 100 mil computadores – tendo começado pelos alunos do ensino secundário mais carenciados – e tem prometidos mais 350 mil (dos quais 15 mil chegam esta semana às escolas do ensino básico).

A manutenção dos equipamentos é um dos itens do PRR que prevê também o alargamento da conectividade da internet da Rede Alargada da Educação para 300 Gbps.

Os 500 milhões permitirão ainda comprar 15 mil equipamentos adequados às necessidades administrativas e de gestão dos agrupamentos de escolas e não agrupadas.

A criação de cerca de 1.160 Laboratórios de Educação Digital e a instalação de equipamentos de projeção em 43 mil salas de aula são outros dos objetivos do plano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com