Coimbra

Plano de Recuperação Académica e Resiliência Emocional lançado em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 02-06-2021

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) lançou um plano de Recuperação Académica e Resiliência Emocional com o objetivo de fortalecer a saúde mental e bem-estar emocional dos estudantes.

PUBLICIDADE

Tendo em conta a situação pandémica e todas as consequências académicas e sociais provocada pela covid-19, o plano estabelece “linhas orientadoras para o reforço das competências práticas dos alunos dos cursos”, bem como lança “iniciativas com vista ao fortalecimento da saúde mental e bem-estar emocional dos estudantes”, sintetiza uma nota de imprensa enviada à agência Lusa.

“Minimizar o impacto da pandemia sobre a componente letiva e restabelecer níveis de vinculação entre a comunidade académica é o objetivo central do Plano”, explica o presidente da ESTeSC-IPC, João José Joaquim.

PUBLICIDADE

publicidade

Relativamente às aulas, foram analisadas variáveis, como, por exemplo, as medidas de segurança implementadas, a testagem em massa à comunidade, os dados epidemiológicos da covid-19 e os níveis de vacinação.

Feita a análise a estas variáveis “considerou-se o momento para reforçar as atividades de caráter presencial”, refere o dirigente.

PUBLICIDADE

Este Plano de Recuperação Académica e Resiliência Emocional (PRARE) sintetiza para cada curso “quais as unidades curriculares e conteúdos programáticos cujo ensino é necessário reforçar, calendarizando a reposição das aulas presenciais para os meses de junho, julho e setembro”, lê-se em nota.

A intervenção a nível psicossocial é garantida pelo Gabinete de Apoio ao Estudante do Politécnico de Coimbra (SAS-IPC), no âmbito do Projeto Educação pelos Pares e Associação de Estudantes.

Neste plano estão à disposição dos alunos vários apoios, como consultas de psicologia ‘online’ e presencial, bem como iniciativas “Peer2Peer” e “Kit Selfcare”, tendo em vista a promoção da integração académica, da solidariedade e do autocuidado.

De acordo com a nota, foi criada a Linha de Apoio Interpares (LAIp), que se trata de uma linha telefónica de atendimento, sinalização e encaminhamento de estudantes da ESTeSC-IPC com problemas que possam comprometer um desenvolvimento pessoal e académico saudáveis.

O funcionamento desta linha será garantido por estudantes voluntários, após formação pelos profissionais da rede ConVidaMental, em colaboração com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, sob supervisão de uma docente.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE