PJ deteve suspeito dos crimes de peculato e de falsificação de documentos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-03-2018

 

PUBLICIDADE

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro e em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Leiria, procedeu à detenção de um homem, chefe de divisão, pelos crimes de peculato e de falsificação de documentos, que vem praticando, pelo menos, desde o início do ano de 2017, com a colaboração de duas funcionárias da mesma autarquia, já identificadas, tendo uma delas sido constituída como arguida.

pj coimbra

PUBLICIDADE

publicidade

O suspeito, com o objetivo de se apropriar de quantias em numerário, elaborava ordens de pagamento, falsas ou falsificadas, aparentemente em benefício de terceiros, no todo ou em parte, e recolhia as assinaturas de verificação e de autorização desses pagamentos, de que depois beneficiava pessoalmente, usando, para o efeito, o fundo de maneio da autarquia, que mantinha acima dos valores legais.

Através ainda da elaboração de ordens de pagamento falsas, liquidava diversas despesas particulares, recebendo em seguida o respetivo valor, fazendo constar que o pagamento de tais despesas era da responsabilidade da autarquia.

PUBLICIDADE

Com estas condutas a autarquia terá sido lesada em quantias ainda não totalmente apuradas, mas que seguramente ascendem a valor consideravelmente elevado.

O detido, de 57 anos de idade, irá ser presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE