Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Crimes

PJ detém quatro pessoas suspeitas de burla por MBWay

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 13-12-2022

 Quatro pessoas foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ), em Castelo Branco, Loures e Lisboa, por suspeita da prática de crimes de burla qualificada, burla informática e nas comunicações, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento.

PUBLICIDADE

Em comunicado hoje divulgado, a Diretoria do Centro da PJ referiu tratar-se de três homens e uma mulher, com idades entre os 20 e os 35 anos, que foram detidos em Monforte (Castelo Branco), Loures e Lisboa, no cumprimento de mandados de busca e detenção emitidos pelo Ministério Público de Castelo Branco.

Estas ações permitiram “a detenção fora de flagrante delito” das quatro pessoas “fortemente indiciados da prática dos crimes de burla qualificada, burla informática e nas comunicações, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento, através da prática das designadas burlas MBWay”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a PJ, os detidos terão desenvolvido, desde 2020, “um elaborado sistema de acesso às contas bancárias de inúmeras vítimas, que anunciavam a venda de bens em plataformas ‘online’ de comércio de artigos usados, convencendo-as a aderirem ao serviço “MBWay” com vista a pretensamente receberem o pagamento do preço dos artigos”.

“Ardilosamente, induziam as vítimas a disponibilizarem o acesso direto às contas bancárias associando um número de telemóvel na posse dos autores, a facultarem os dados dos cartões, a darem ordens a pedidos de envio de dinheiro ou enviando códigos de levantamento”.

PUBLICIDADE

De acordo com a nota, com estes procedimentos, os detidos “lograram o acesso a largas centenas de contas bancárias”, realizando movimentos “de retirada dos fundos de valor ainda não totalmente apurado”.

A PJ revelou também que esta ação permitiu a apreensão de artigos e dados relacionados com a prática dos crimes, em particular a identificação de contas bancárias, centenas de chamadas de telemóveis para as vítimas, dezenas de cartões e telemóveis.

Os detidos vão ser presentes às autoridades judiciárias na comarca de Castelo Branco para primeiro interrogatório e aplicação das respetivas medidas de coação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com