PJ faz buscas em casa de administrador da Águas de Coimbra!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 19-10-2017

A SIC está a avançar que a Polícia Judiciária fez buscas em casa de Ferreira Nunes, administrador da Águas de Coimbra e deputado municipal.

PUBLICIDADE

 

image

PUBLICIDADE

A diligência está relacionada com o caso dos e-mails sobre o Benfica divulgados pelo director de comunicação do Futebol Clube do Porto.

O jornal O Jogo  avançou em junho que este antigo vice-presidente do Conselho de Arbitragem terá tentado virar os árbitros contra o Conselho de Arbitragem através de um e-mail enviado em nome de um tal Franck Vargas.

PUBLICIDADE

publicidade

Antes, Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, revelou que esse mesmo Franck Vargas, supostamente Ferreira Nunes, é um dos envolvidos na famosa troca emails que lança suspeitas sobe o Benfica.

Segundo o portal Sapo, “o e-mail em causa  terá sido enviado para todos os árbitros que estavam reunidos em estágio de pré-temporada, no Luso, está um ataque ao Conselho de Arbitragem onde se aponta que o processo classificativo não foi transparente.”

O pseudónimo Franck Vargas foi um dos visados das revelações de Francisco J. Marques que, no Porto Canal, revelou que trocava correspondência com Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, adianta o Sapo.

Enquanto responsável pela secção de classificações do Conselho de Arbitragem da Federação portuguesa de Futebol,  Ferreira Nunes foi muito contestado por vários clubes da Liga NOS.

Bandeira

Hoje, pela manhã, a Polícia Judiciária fez buscas no Estádio da Luz.  Também visitou as casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra, Paulo Gonçalves, entre outros e é entre os “outros” que está Ferreira Nunes.

A  Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa confirmou que no âmbito de um inquérito da 9ª secção do DIAP de Lisboa foram emitidos mandados de busca domiciliária e não domiciliária, relativos a investigação em curso pelos crimes de corrupção passiva e activa.
No inquérito investiga-se a prática, por parte de um suspeito, dos referidos crimes, relacionados com os denominados emails do Benfica.
A operação encontra-se em curso, contando com a presença de 4 magistrados do Ministério Público, 2 Juízes de instrução e 28 elementos da PJ, incluindo Inspectores e Peritos financeiros e contabilísticos e informáticos.

“Até que enfim… Até que enfim que cá vieram”, exclamou o causídico, em declarações à BTV. “Perante as insinuações, as sugestões que eram feitas relativamente a factos fraudulentos praticados pelo Benfica, queríamos avidamente que o único meio para destruir – repito, destruir – essas acusações fosse o que se passou aqui hoje”, enquadrou o jurista.

João Correia informou ainda que o Benfica “não foi constituído arguido” no âmbito do processo em curso e debruçou-se sobre uma questão que continua pendente e que diz respeito à violação do sistema informático do Benfica, cujos autores materiais continuam por apurar e identificar. “Essa é outra face desta moeda, porque o sistema informático do Benfica foi invadido e isso é crime, mas não há resultado desse crime”, lembrou o porta-voz da equipa de advogados do Benfica.

“Os e-mails do Benfica, verdadeiros ou falsos, são propalados como sendo próprios do Benfica e na hipótese de o ser é claramente uma violação de correspondência”, situou. “Até agora não aconteceu nada.

A pretexto dos e-mails são sistematicamente emitidas injúrias, difamações, imputações de crimes ao Benfica, que, como pessoa coletiva é gravemente ofendida”, disse o advogado.

ata cmc

Ferreira Nunes integra o Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Coimbra desde janeiro de 2017. Militante do PS, figura ligada ao mundo do futebol, é deputado na Assembleia Municipal de Coimbra e disputou a liderança da Associação de Futebol de Coimbra.

A empresa municipal é liderada por Victor Manuel Carvalho Santos, que ascendeu à Presidência do Conselho de Administração depois de ter sido vogal da direcção presidida por Pedro Coimbra, o presidente da Federação do PS que pediu a demissão depois de ter sido eleito deputado à Assembleia da República.

Ferreira Nunes ocupou o lugar que ficou vago com a ida de Carvalho Nunes para a liderança da empresa municipal.

Paulo Leitão,Vereador social democrata na Câmara Municipal de Coimbra, tem alegado que Ferreira Nunes  “não possui a devida formação, currículo e experiência para a função de administrador” da Águas de Coimbra.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE