Cidade

Piloto Filipe Albuquerque homenageado pela Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-10-2020

A Câmara Municipal de Coimbra entregou hoje uma medalha de reconhecimento da autarquia ao piloto Filipe Albuquerque, que venceu as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2.

PUBLICIDADE

“É o nosso reconhecimento público ao êxito de Filipe Albuquerque, que levou os símbolos de Coimbra até longe”, afirmou o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, durante a cerimónia de entrega da medalha, que decorreu hoje no salão nobre do município.

PUBLICIDADE

Manuel Machado recordou que o piloto português usou um capacete com o símbolo da cidade de Coimbra na vitória nas 24 Horas de Le Mans, salientando o “orgulho” em ver Filipe Albuquerque vencer “uma longa, importante e tão prestigiada corrida”.

O piloto português, que já havia sido homenageado pelo município em 2018, aquando da sua vitória nas 24 Horas de Daytona, salientou que se orgulha de ter a Câmara de Coimbra representada no seu capacete.

PUBLICIDADE

publicidade

“É mais fácil apoiar depois [das vitórias]. A Câmara de Coimbra já apoiou antes”, vincou Filipe Albuquerque, salientando que não esquece as suas origens e que se sente um embaixador da cidade onde nasceu e onde vive.

Em conversa com os jornalistas, no final da cerimónia, o piloto voltou a frisar a vontade de ganhar o campeonato da Europa e o campeonato do mundo, referindo que não pretende experimentar outras categorias do automobilismo.

“Especializei-me na resistência. Vou querer ganhar as próximas provas e gostava de ganhar o Le Mans na geral. Estou a trabalhar para ficar num construtor para lutar na geral”, afirmou.

O triunfo nas 24 Horas de Le Mans valeu ao piloto de Coimbra, que faz equipa com os britânicos Phil Hanson e Paul di Resta no Oreca, a conquista matemática da Taça do Mundo de Resistência na classe LMP2. Para que o título seja efetivo, basta a Albuquerque alinhar à partida da última prova, no Bahrein.

Esta foi a segunda vitória portuguesa na mais emblemática das provas de resistência na Europa depois de, em 2012, Pedro Lamy ter vencido a categoria GT AM.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE