PIER de Montemor-o-Velho revoluciona agricultura no Baixo de Mondego

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-02-2018

Montemor-o- Velho desenvolveu um PIER para estimular o emparcelamento em espaço rural.

PUBLICIDADE

ALFACE

Este PIER – Plano Integrado em Espaço Rural, foi criado aquando da revisão do Plano Director Municipal. É considerado inovador a nível nacional. Visa a produção de produtos endógenos num espaço de excelência com 140 hectares na freguesia de Arazede, no concelho de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

Para já, foram transaccionados cerca de 300 terrenos, permitindo que apenas 6 proprietários possam dispor de 8 grandes parcelas de terra. Entenderam-se entre eles, compraram e venderam, , revelou, visivelmente satisfeito, Emílio Torrão, o autarca local que assim não foi obrigado a expropriar os terrenos.

Apesar da iniciativa ser da autarquia, esta, para além de criar a logística e fomentar a iniciativa, “não gasta” um tostão neste “condomínio agrícola” que será gerido pelos proprietários dos terrenos.

PUBLICIDADE

publicidade

O PIER é como se fosse um parque de negócios, um projecto “chave na mão”, sintetizou Emílio Torrão.

Estes terrenos, onde tudo está quase pronto para começar a sementeira,  destinam-se à horticultura, mas existe a intenção de criar outra área, para produzir fruta.

aa

A novidade foi avançada durante a conferência de imprensa do Festival do Arroz e da Lampreia, momento que contou com as intervenções de José Veríssimo – Vice-Presidente da Câmara, Emílio Torrão – Presidente e Diana Andrade – Chefe de Gabinete.

O Ministro da Agricultura, que, no dia 3 de março vai estar em Montemor-o-Velho para participar no 50º aniversário da Cooperativa Agrícola do Bebedouro, irá ver para crer que Câmara Municipal está a inovar, mesmo que para isso tenha percorrido “o caminho das pedras” para concretizar o PIER, como disse Emílio Torrão durante a revelação deste “segredo”.

O autarca lamentou que o senhores que mandam no Ambiente tivessem colocado demasiados entraves ao projecto. Foram 3 anos e meio de luta intensa, frisou o autarca, que enalteceu o esforço do seu Vice-Presidente. Depois desta “batalha”, José Veríssimo acredita que o próximo projecto será mais fácil.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE