Política

PEV critica Governo e quer regulamentação urgente de lei de bases da saúde

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-02-2021

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) criticou hoje os atrasos do Governo e defendeu a regulamentação “urgente” do estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) previsto na lei de bases aprovada em 2019.

PUBLICIDADE

Numa pergunta enviada ao Ministério da Saúde, através da Assembleia da República, o PEV questiona a razão de ainda não ter sido regulamentado o estatuto, o que está a ser feito e se há algum prazo para isso acontecer.

PUBLICIDADE

A lei de bases da Saúde, de julho de 2019, que resultou de um acordo do PS com a esquerda parlamentar (BE, PCP e PEV), determina num dos seus pontos que o SNS “dispõe de estatuto próprio, tem organização regionalizada e uma gestão descentralizada e participada”.

Apesar de as atenções estarem centradas, “e bem”, lê-se no texto da pergunta ao Governo, na resposta à crise causada pela pandemia de covid-19, o PEV alertou, porém, que “não se pode prolongar este vazio” quanto ao estatuto do SNS.

PUBLICIDADE

publicidade

A crise pandémica, ainda segundo os Verdes, mostra ser “tempo de trabalhar também nas questões estruturais do SNS para que possa responder às necessidades dos utentes”, nos cuidados à covid-19 outros.

“Não se deve desperdiçar a ocasião para incluir nesse estatuto alguns ensinamentos sobre o que correu bem e o que falhou na conceção da resposta à pandemia”, lê-se na pergunta assinada pela deputada Mariana Silva.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE