Perito acusa legislador de falta de coragem para ordenar floresta

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-07-2017

Os fogos florestais vão continuar a ser um problema enquanto faltar coragem ao legislador para aplicar o conceito de “condomínio florestal”, para uma gestão conjunta da floresta, considera um perito da Comissão Técnica Independente de análise aos incêndios na região Centro.

PUBLICIDADE

Mata Nacional de Vale de Canas.jpg

“Não havendo essa coragem é impossível convencer os proprietários a voluntariamente aderirem a uma ideia de bem público e de ordenarmos em conjunto a floresta, isso nunca vai acontecer. Estamos a falar de 10 milhões de prédios rústicos, portanto isso nunca vai acontecer e quem acreditar nisso é ingénuo”, disse à Lusa Joaquim Sande Silva, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e um dos 12 peritos que integram a Comissão Técnica Independente de análise aos incêndios de junho.

PUBLICIDADE

De acordo com o especialista, o legislador, “nem no quadro legal que está em vigor, nem no quadro legal que se avizinha”, prevê a implementação do conceito de “condomínio florestal”, que esteve na génese da criação das Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), em que o proprietário cede o direito de gestão a uma entidade gestora.

“Enquanto não se conseguir resolver este problema da gestão do minifúndio e do poder que os proprietários continuam a ter sobre as milhares de pequenas parcelas de terreno que depois dão origem a estes incêndios, enquanto isso não for resolvido, não se resolve problema nenhum de ordenamento e não mudamos o cenário que temos até agora”, advogou Joaquim Sande Silva.

PUBLICIDADE

publicidade

Em relação à fragmentação da floresta portuguesa, o professor da ESAC indicou que os proprietários “ou já nem sabem que a terra é deles ou, se sabem, limitam-se a pôr os eucaliptos e ir lá dez anos depois e tirar o que está, ou então desmoralizam completamente, porque sabem que daí a algum tempo vem um incêndio e arde tudo”.

Neste sentido, o especialista apontou como problema de base para a questão dos incêndios florestais a desordem fundiária que existe em Portugal, situação que se reflete na fragmentação e no abandono das terras e na falta de implementação da legislação em vigor.

“Qualquer solução de ordenamento florestal tem que passar por uma gestão conjunta de áreas mais bastas de propriedade. […] Enquanto continuarmos a apostar na iniciativa individual de proprietários que têm 500 metros quadrados, mil metros quadrados, coisas absolutamente ridículas em termos daquilo que deve ser uma propriedade florestal, vamos continuar a ter o mesmo tipo de situações de desordenamento e de suscetibilidade da paisagem aos incêndios”, frisou.

Na perspetiva do professor da ESAC, as entidades gestoras têm poderes para gerir em conjunto uma área mais basta e mais viável em termos de ordenamento florestal.

“Antevejo que não vamos conseguir implementar esse conceito de gestão conjunta e de aumento das áreas sujeitas a planos de gestão florestal no futuro”, disse o perito, expressando “alguma dificuldade em acreditar nas boas vontades dos políticos”.

Segundo o especialista, a figura que se adequa à gestão conjunta da floresta são as ZIF, que foram “constituídas após os grandes incêndios de 2003 e de 2005 precisamente para fazer face a essa necessidade de aumentar a área de gestão florestal”.

Apesar de já existir “perto de um milhão de hectares de ZIF legalmente constituídas”, o impacto no ordenamento florestal, “na maior parte dos casos, é zero, é nulo”, apurou Joaquim Sande Silva.

Atualmente, acrescentou, as ZIF “são apenas figuras formais que não têm consequências nenhumas a nível prático”, devido a constrangimentos de natureza financeira e legal que até agora não foram ultrapassados e que “o Governo atual também não teve coragem de ultrapassar”.

Uma ZIF é uma área territorial contínua e delimitada, constituída maioritariamente por espaços florestais, submetida a um Plano de Gestão Florestal e que cumpre o estabelecido nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, e administrada por uma única entidade, designada por Entidade Gestora da ZIF.

Há um mês, a 17 de junho, o incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou 64 mortos e mais de 200 feridos, e consumiu, em conjunto com o fogo de Góis, no distrito de Coimbra, mais de 53.000 hectares.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE