Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Perímetro do fogo no Algarve já ultrapassa 100 quilómetros

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-08-2018

 O perímetro do incêndio que na passada sexta-feira deflagrou em Monchique, no Algarve, já ultrapassa os 100 quilómetros, estando hoje de manhã deslocadas 299 pessoas, de acordo com a Proteção Civil.

PUBLICIDADE

Estas pessoas estão distribuídas por centros de apoio em Portimão, a vila de Monchique e Marmelete (no mesmo concelho), Silves e São Bartolomeu de Messines.

A 2.ª comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, informou, num ‘briefing’ em Monchique, no distrito de Faro, que os “pontos quentes” são a Fóia (concelho de Monchique) e a zona entre São Marcos da Serra, São Bartolomeu de Messines e Silves (concelho de Silves).

A Proteção Civil foca-se, agora, em garantir “a máxima e uma permanente monitorização” em todo o perímetro, devido à possibilidade de novas reativações, disse Patrícia Gaspar.

Num balanço da operação realizado pouco antes das 10:00, a responsável sublinhou que “continua presente a possibilidade de haver novas reativações”, estando já a sobrevoar a área afetada um helicóptero de reconhecimento e um avião com câmara térmica e capacidade para gravar imagens.

Apesar da redução da temperatura esperada para hoje, que deverá situar-se entre os 24 e os 26 graus, o vento, que tem sido o “grande adversário” da operação, vai continuar a soprar do quadrante norte, moderado, com rajadas entre 20 e 25 quilómetros por hora, mas podendo atingir os 50 quilómetros por hora.

PUBLICIDADE

A Proteção Civil atualizou ainda o número de feridos em 36, mantendo-se apenas um grave, dos quais 19 são bombeiros com ferimentos leves devido à exaustão, inalação de fumos e pequenos entorses

O ferido grave é a idosa que foi transportada para o Hospital de São José, em Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com