Penela promove missão solidária com ilha da Guiné-Bissau

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-03-2018

A associação SOGA (Servir Outra Gente com Amor) realiza uma expedição humanitária à ilha de Soga, no arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, para apoiar a sua população “profundamente desfavorecida” e “parcialmente isolada do continente [africano]”.

A missão, que decorre entre 02 e 12 de abril e que conta com o apoio do município de Penela, no distrito de Coimbra, envolve a “recolha, transporte e entrega de material escolar básico, consumíveis hospitalares, ferramentas e utensílios de trabalho” e “roupa cuja necessidade foi previamente identificada e doada por empresas e particulares”.

PUBLICIDADE

A iniciativa pretende contribuir para a “melhoria de condições básicas de vida, salubridade, educação e, particularmente, a saúde na ilha de Soga”, refere uma nota da Câmara Municipal de Penela.

A maior parte do material a entregar à população de Soga será “enviada através de contentor marítimo”, sendo a parte restante transportada nos veículos que integram uma “expedição todo-o-terreno” organizada no âmbito da operação.

PUBLICIDADE

A expedição, ao longo de quase cinco mil quilómetros, através de Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau, conta com 17 participantes, entre os quais os presidentes da Câmara de Penela e da Cáritas Diocesana de Coimbra, respetivamente Luís Matias e Luís Costa.

“O cariz humanitário da expedição vai permitir a estes participantes que se deslocam nesta missão a título particular, custeando pessoalmente todas as despesas inerentes à viagem, conhecer a realidade de um povo que vive em quase isolamento e privado do essencial e estreitar laços de solidariedade e fortalecer as relações bilaterais entre Portugal e Guiné-Bissau e, particularmente, entre Penela e Soga”, afirma na mesma nota a Câmara de Penela.

PUBLICIDADE

publicidade

“Associado à entrega do material e equipamento, a associação SOGA tem uma presença e intervenção contínua na ilha [de Soga], procurando melhorar a qualidade de vida, a saúde e a educação dos habitantes através da promoção e financiamento de vários projetos que conduzam à autonomia e sustentabilidade da ilha”, conclui a autarquia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE