Coimbra

Penela organiza seminário para debater o Queijo do Rabaçal

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-04-2019

O município de Penela, no distrito de Coimbra, organiza no domingo o Mercado do Queijo e dos Romanos, na vila do Rabaçal, que inclui o I Seminário Queijo do Rabaçal DOP.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente do município, Luís Matias, o seminário conta também com a participação das entidades responsáveis pelas denominações de origem protegida (DOP) de Beira Baixa e Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

publicidade

“O evento, promovido no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, vai abordar temas de elevada importância para a fileira da produção do leite e do queijo e o seu papel na estratégia de desenvolvimento rural”, salientou.

O seminário conta com a participação de especialistas ligados ao setor, com o objetivo de serem “partilhadas boas práticas e soluções”.

PUBLICIDADE

Relativa à DOP do Rabaçal, o autarca de Penela referiu que o principal problema na cadeia de valor passa pela escassez de pastagens e matéria-prima (leite) para a produção do queijo.

De acordo com Luís Matias, o município procura estimular os produtores com escolas de pastores e projetos para auxiliar o desenvolvimento de modelos de negócio associados ao maneio do gado e produção de leite.

Entre o final do ano e o início do próximo, a Câmara de Penela prepara-se para iniciar a construção do Mercado do Gado, que vai apoiar os pequenos rebanhos dos produtores de Penela, Soure, Condeixa-a-Nova e Ansião.

As recriações históricas “chegada dos romanos” e “quotidiano do romanos” prometem animar o Mercado do Queijo, onde se poderá apreciar e comprar queijos do Rabaçal e outros produtos da região.

“Neste evento, procuramos juntar duas marcas mais distintivas ligadas ao Rabaçal: a romanização com o queijo”, sublinhou o presidente do município de Penela, com a finalidade de “alavancar a vertente do queijo e promover o património histórico e cultural” daquela vila romana.

No recinto do evento vai ser servido o maior queijo do Rabaçal do mundo, que é produzido com 500 litros de leite crú.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE