Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Penela investe em nova plataforma online de gestão escolar que simplifica os processos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-09-2022

A Câmara Municipal de Penela adquiriu uma nova plataforma eletrónica de gestão escolar, que vai simplificar e desburocratizar os processos. Este investimento de cerca de 29 mil euros (IVA incluído), adjudicado à Edubox, vai permitir que alunos e encarregados de educação tenham maior facilidade para resolver assuntos relacionados com transportes escolares, refeições e atividades de enriquecimento curricular, entre outras ferramentas disponibilizadas à autarquia, docentes e corpo técnico.

PUBLICIDADE

Nos próximos dias, o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, e a vereadora da Educação, Edite Simões, vão participar em reuniões com os encarregados de educação para apresentarem a plataforma.

A CM Penela adquiriu o Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem (SIGA) à Edubox, que venceu o concurso público lançado para o efeito. Uma medida no âmbito da descentralização de competências no domínio da Educação para o município, que atribui novas responsabilidades na área da gestão da rede escolar, à exceção da área pedagógica.

PUBLICIDADE

publicidade

A nova plataforma online de gestão escolar vai permitir a agilização dos procedimentos e aumentar a eficiência dos serviços, uma vez que permite gerir, de forma rápida e eficiente, os vários processos que envolvem esta área.

Uma medida que vai ao encontro da “modernização administrativa que estamos a implementar, de proximidade e de transparência”, destaca o presidente da CM Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, salientando que a autarquia está a “desenvolver um conjunto articulado de políticas públicas que facilitem os processos administrativos, que agilizem a relação escola-casa e casa-escola e que melhorem a qualidade de vida da população”. “A Educação é por nós encarada como uma das áreas mais prementes e determinantes para o futuro do concelho e é um dos mais estimulantes desafios que temos enquanto autarcas”, evidencia.

PUBLICIDADE

Esta nova ferramenta vai uniformizar e sistematizar um conjunto de áreas fundamentais na relação entre a CM Penela e a comunidade educativa, através de uma comunicação e gestão administrativa em tempo real de todos os processos e procedimentos inerentes à dinâmica das escolas. A plataforma possibilitará simplificar procedimentos administrativos; agilizar processos e aumentar a eficiência dos serviços; flexibilizar, desburocratizar e aumentar a comunicação entre os intervenientes; centralizar a informação e torná-la acessível em tempo real; otimizar os recursos materiais e humanos; gerir os vários processos online, de forma rápida e eficaz; criar um cartão escolar único que permita o acesso aos serviços disponibilizados nos estabelecimentos escolares e ao serviço de transporte escolar; e promover a modernização da prestação e distribuição de serviços públicos.

Os beneficiários diretos do SIGA, para além da autarquia, que terá ganhos ao nível da produtividade e da gestão financeira, serão também os docentes e os alunos, assim como os encarregados de educação. A plataforma permitirá a consulta das ementas e marcação das refeições, a gestão dos saldos do cartão que estará associado, a impressão de faturas e recibos, o acesso direto às declarações de IRS, entre muitas outras funções.

Este serviço vai ser disponibilizado a todos os cerca de 400 alunos do pré-escolar ao ensino básico e a cerca de 110 docentes e demais corpo técnico, imprescindíveis para o normal funcionamento do agrupamento de escolas do concelho. Para que possa ser devidamente utilizado e explorado, serão realizadas apresentações e formações aos utilizadores.

Nos próximos dias, o presidente da CM Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, e a vereadora da Educação, Edite Simões, vão participar em reuniões com os encarregados de educação para apresentarem a plataforma, que representa um investimento de cerca de 29 mil euros (IVA incluído), para um período de 36 meses.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com