Região

Penela: Espinhal celebrou o 115.º aniversário de elevação a Vila 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-07-2021

Na cerimónia solene do 115.º aniversário de elevação do Espinhal a Vila, no município de Penela, que decorreu no passado sábado, dia 17 de julho, na Casa da Cultura, a Câmara Municipal de Penela e a Sociedade Filarmónica do Espinhal assinaram o contrato-programa para a ‘Recuperação do Edifício da Casa da Cultura do Espinhal’. 

PUBLICIDADE

As celebrações abriram com uma tertúlia moderada por Anabela Ventura. 

Paula Oliveira Guimarães foi convidada a falar sobre os ‘Desafios para o próximo Centenário’ e lançou o repto às camadas mais jovens para lutarem pelos desafios do futuro. O primeiro desafio apontado pela fundadora da Casa Museu Oliveira Guimarães foi a “sustentabilidade ambiental e económica” sendo fundamental “preservar toda a paisagem que faz do Espinhal um local especial” e igualmente importante “atrair jovens e fixar os que cá vivem”. Mas os desafios para o próximo centenário passam também pela “identidade” e o “espírito colaborativo” para que a Vila do Espinhal seja, independente das diferenças ideológicas, uma “terra que trabalha em conjunto para se valorizar”, rematou a oradora. 

PUBLICIDADE

Jorge Alarcão foi o segundo palestrante da noite, com uma retrospetiva sobre a história que as casas espinhalenses contam e um apelo à recuperação das “casas antigas” da vila que tantas “histórias” contam e que, hoje, constituem o “essencial do património do espinhal”. 

A segunda parte da noite centrou-se na apresentação do programa e estudo-prévio do projeto de ‘Recuperação do Edifício da Casa da Cultura e Largo da Feira’, pelo Arquiteto Florindo Marques do Gabinete de Projetos A3 Arquitetos, e contou ainda com a assinatura do contrato-programa. 

PUBLICIDADE

publicidade

Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, encerrou a cerimónia colmatando que o “desenvolvimento da nossa terra se faz com várias componentes” e este projeto tem exatamente uma componente forte de “valorização do nosso património”. O autarca assumiu que um dos objetivos desta obra é incluir a requalificação do antigo mercado como “Espaço Museológico”, para que o “património imaterial do Espinhal possa ser visto, possa ser vivido, possa ser sentido pelas pessoas” e, sabendo da forte tradição e dinâmica que a vila tem com a cultura, este projeto irá “melhorar a atratividade do Espinhal”. 

Os momentos musicais foram protagonizados pelo Quinteto da Academia de Música da Sociedade Filarmónica do Espinhal. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE