Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Penela aprova estudo para expandir rede de ‘metrobus’ ao Espinhal

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 28-12-2022

Os órgãos municipais de Penela aprovaram um estudo para a expansão ao concelho do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), estando previsto um investimento de 63 milhões de euros para ligar Coimbra ao Espinhal, foi anunciado esta quarta-feira.

PUBLICIDADE

“O traçado agora aprovado e validado pela Comunidade Intermunicipal [da Região de Coimbra] e pelos órgãos do município de Penela prevê nove novas estações entre Condeixa-a-Nova e Penela, num troço de 20,9 quilómetros”, refere em comunicado a Câmara Municipal, indicando que o SMM, à base de autocarros elétricos do tipo ‘metrobus’, deverá estender-se até à vila do Espinhal, no mesmo concelho do distrito de Coimbra.

Citado na nota, o presidente da Câmara, Eduardo Nogueira dos Santos, recorda que “o estudo inicial subvertia os justos anseios de Penela e dos penelenses, uma vez que o traçado se desviava dos aglomerados”.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, segundo o autarca, “o trabalho e o esforço realizados pelo município” permitiram um “melhoramento claro na eficiência do traçado”, que assim “se aproxima das populações a captar e ganha atratividade”.

“Com este desvio, aumentamos o número de potenciais utilizadores, o que aumenta a viabilidade da operação de acordo com os critérios do estudo”, salienta.

PUBLICIDADE

Encomendado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, “o estudo analisou diversas fases e eixos para uma eventual expansão do ‘metrobus’ na região, sendo que o traçado Condeixa-a-Nova – Penela foi melhorado com contributos da Câmara Municipal de Penela, de forma a contemplar uma paragem em Alfafar, que inicialmente não estava prevista na proposta e que permite beneficiar a população de Podentes” e arredores.

O executivo liderado por Eduardo Nogueira dos Santos e a Assembleia Municipal aprovaram por unanimidade o estudo de expansão do SMM, concebido pela empresa OPT.

Para a Câmara de Penela, “a paragem no lugar do Zambujal, no concelho de Condeixa, não deve inviabilizar a paragem de Alfafar, no concelho de Penela”, onde o traçado prevê ainda paragens nesta vila, Zona Industrial e Espinhal.

“Esta será uma oportunidade histórica para se fazer justiça a estas populações”, afirma o autarca, ao defender que “o próximo quadro comunitário Portugal 2030 deve comprometer-se com este anseio de desenvolvimento e de crescimento de uma região que está a perder habitantes e qualidade de vida, muito devido à escassez de financiamento público estatal”.

Na sua opinião, a expansão do SMM ao Espinhal “será muito relevante para a coesão territorial da região”, estando já, por isso, a autarquia “a trabalhar para prever o espaço-canal” do futuro ‘metrobus’ na próxima alteração do Plano Diretor Municipal (PDM).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com