Região

Penela apresentou projeto de recolha seletiva de resíduos porta-a-porta

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-06-2021

Foi apresentado ontem, dia 7 de junho, na sede do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro de Penela, o projeto “PEN ECO”, uma iniciativa que promove a recolha seletiva de resíduos ao domicílio. Em simultâneo, decorreu o hastear da bandeira verde da Eco-Escolas que simboliza o reconhecimento das ações e o trabalho da escola no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. 

PUBLICIDADE

A cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente e do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Penela, dos membros da Direção do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, do Coordenador do Projeto Eco-Escolas e da CerciPenela. 

O município de Penela, na pessoa do Vice-Presidente Rui Seoane, felicita os alunos, os professores e a comunidade escolar em geral por mais um prémio conquistado da Eco-Escolas, que demonstra o papel que a escola e os jovens têm na proteção do planeta e na consciência das necessidades e sustentabilidade do ambiente em todos os momentos da nossa vida. 

PUBLICIDADE

publicidade

“Proteger o ambiente é defender as gerações mais jovens” é a mensagem que a autarquia penelense pretende que seja o mote desta campanha. A Câmara Municipal de Penela está empenhada em continuar a investir na sensibilização da proteção do ambiente, começando nas escolas, com os jovens e as crianças como porta-voz da mensagem da urgente necessidade de defender o ambiente.  

O projeto “PEN ECO” consiste em cada munícipe, após a inscrição na aplicação criada para o efeito, disponível no site www.cm-penela.pt, receba um conjunto de contentores de 40 litros de cor correspondente ao resíduo a ser recolhido. Os serviços, estabelecimentos comerciais e instituições (com produções inferiores a 1100 litros diários) recebem um conjunto de contentores de maior capacidade (140 litros).  

PUBLICIDADE

Numa primeira fase, o programa irá abranger cerca de 1700 habitações de Penela, Rabaçal, Podentes, Espinhal e Cumeeira, com o objetivo de aumentar a reciclagem, sensibilizar e promover a alteração dos hábitos diários da população.  O circuito de recolha será realizado pela CerciPenela, entidade externa parceira do projeto, com uma viatura elétrica do município.  

Juntamente com esta iniciativa, a CerciPenela reforça ainda a divulgação do projeto de recolha de óleos alimentares usados que visa a sua posterior transformação em produtos de higiene e limpeza. 

O projeto PEN ECO, com um investimento de cerca de 200 mil euros, é uma iniciativa do município de Penela, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE