Coimbra

Penela acolheu Smart Rural Congress

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-10-2018

O HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos de Penela recebeu o Smart Rural Congress.

PUBLICIDADE

Uma centena de participantes a discutiram e partilharam a importância do empreendedorismo e das tecnologias no desenvolvimento de novas ideias de negócio em territórios rurais no evento que decorreu nos dias 11 e 12 de outubro.

PUBLICIDADE

O primeiro dia, numa componente mais prática e de contacto com a realidade local, proporcionou aos congressistas a degustação dos melhores produtos regionais na Adega da Encosta da Criveira e a visita in loco à Villa romana do Rabaçal com o contributo da aplicação móvel JiTT.travel. Ao final a tarde, no HIESE, foi feita a apresentação da metodologia de trabalho para a criação da “Smart Rural – Rede de Inovação Rural”.

Um projeto, onde o Município de Penela e do Fundão são pioneiros, que visa criar sinergias de conhecimentos entre vários parceiros, para desenvolver e promover os territórios de baixa densidade. Esta sessão contou com o especial contributo de Fernanda Rollo, Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Helena Freitas, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão de abertura, no dia 12 de outubro, contou com a participação de Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, de Teresa Mendes, Presidente do Instituto Pedro Nunes, e de Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020.

Em breves palavras, o autarca anfitrião afirmou que a parceria com o IPN, a quinta maior incubadora do mundo, foi um sucesso e ajudou Penela a ser mais competitiva e “inspiradora para uma grande parte do território português”.

Ainda durante a manhã, a iniciativa contou com as participações de Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão [Município vencedor do prémio RegioStars 2018], António Covas, Professor Catedrático na Universidade do Algarve [Vêm aí as startups da 2ª ruralidade], Francisco Pizarro, Diretor de Desenvolvimento de Negócio na Fundecyt – PCTEX, Badajoz, Espanha [Pontos-chave para a inovação rural], e Joaquim Macedo de Sousa, Diretor Executivo do HIESE [O projeto Smart Rural Smart HIESE].

À tarde foram dados a conhecer casos de sucesso de Incubadoras de empresas rurais e de empreendedorismo em meio rural, com duas sessões paralelas: a primeira com João Nunes, presidente da BLC3, Gonçalo Amorim, diretor executivo BGI e Ana Paula Pais, coordenadora da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal, enquanto a segunda contou com a participação de César Henriques, CEO da Ecoxperience, Fernando Espadilha, promotor do projeto Reddish, Hugo Cardoso, responsável pela imagem & tecnologias de informação da Cerci Águeda, Diana Pires, CEO da Ihcare, Paulo Caridade, CEO da Primelayer e Eduardo Costa, CEO da Sciven.

Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, fez o encerramento do Smart Rural Congress.

Organizado, em parceria, pelo IPN e Município de Penela, este congresso foi o términus do projeto “Smart Rural Smart HIESE” que teve a duração de dois anos e promoveu um programa estruturante de suporte ao empreendedorismo em meio rural, alavancando o HIESE enquanto espaço preferencial para a criação de ideias inovadoras e de iniciativas empresariais em meio rural.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE