Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Penacova segue exemplo aldeia de Penela e vai criar zonas de proteção  

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-04-2018

 A Câmara de Penacova quer ajudar a criar zonas de proteção em aldeias do concelho, à imagem do que foi feito na aldeia de Ferraria de São João, Penela, que eliminou os eucaliptos nos 100 metros em redor da localidade.

PUBLICIDADE

“O objetivo é basicamente tentar seguir o modelo que tem sido seguido, definir uma determinada área, os tais 100 metros e, nessa área, criar um tipo de ocupação do espaço diferente”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca de Penacova, um dos concelhos afetado pelos grandes incêndios de 15 de outubro de 2017, já visitou a Ferraria de São João, aldeia no concelho de Penela, afetada pelo grande incêndio de Pedrógão Grande e que decidiu eliminar os eucaliptos numa faixa de proteção de 100 metros à volta da localidade.

O projeto deverá avançar na aldeia de Castinçal, da União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, e também deve ser aplicado em várias das aldeias da antiga freguesia de Friúmes, podendo, neste último caso, surgir em momentos e velocidades diferentes, referiu.

PUBLICIDADE

“Em Friúmes, foi a sociedade civil que se mobilizou para o efeito e o projeto nasceu no seio da sociedade civil e da junta de freguesia. Já no caso do Castinçal, a câmara é proprietária de terrenos”, o que torna mais fácil avançar com o projeto nessa localidade, explicou.

O processo “poderá passar pela plantação de algumas espécies florestais, mas mais por uma ocupação agrícola do território, num modelo diferente de gestão do espaço”, explanou Humberto Oliveira.

O município, sublinhou, surge apenas como parceiro da iniciativa.

“O que pretendemos é que seja uma vontade da sociedade civil. Seremos parceiros e vamos dar o apoio dos nossos técnicos e apoios, eventualmente, para plantar ou semear”, vincou.

De acordo com Humberto Oliveira, estão identificadas pessoas em aldeias que “vão ser os primeiros parceiros do projeto e os mobilizadores” da restante comunidade.

O autarca espera que os projetos estejam a avançar para o terreno dentro de dois meses, em pelo menos duas aldeias.

“Pode haver modelos diferentes em função do que estiver em cada um dos espaços”, explicou, considerando que os exemplos do incêndio de Pedrógão Grande, nomeadamente o de Ferraria de São João, motivaram a iniciativa que agora se pretende iniciar em Penacova.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com