Coimbra

Penacova: Presidente da República espera que aprovação do quadro financeiro seja prioridade da nova presidente da Comissão Europeia

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-07-2019

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje esperar que a aprovação do quadro financeiro plurianual e a união económica e monetária sejam prioridades da nova presidente da Comissão Europeia.

PUBLICIDADE

“Isto é, deixar para o futuro arrumada uma matéria fundamental que é que dinheiro é que existe, como é que vai ser aplicado, com que prioridades, e depois avançar”, disse aos jornalistas Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, em Penacova.

PUBLICIDADE

publicidade

“Porque se isso não fica aprovado, pode haver muitos sonhos, muitas ambições, muitos objetivos, vai-se adiando os meios e a aprovação dos meios para se realizar esses objetivos e isso não é bom para ninguém, não é bom para a Europa, não é bom para os europeus”, considerou o Presidente da República.

 

Em declarações em Penacova, distrito de Coimbra, à margem das celebrações do Dia do Município e da celebração dos 100 anos da eleição de António José de Almeida como Presidente da República, o chefe de Estado congratulou-se com a eleição da alemã Ursula Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia, lembrando que 60 anos depois do início da história das comunidades europeias, uma mulher chega pela primeira vez a presidente da Comissão e outra mulher, Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu.

PUBLICIDADE

“O mundo está a mudar e está a mudar para melhor”, argumentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Questionado sobre se está na altura de Portugal ter uma comissária europeia, o Presidente da República respondeu que essa é “um opção” que depende “essencialmente” da nova presidente da Comissão Europeia.

“A presidente da Comissão pediu aos estados-membros a indicação de dois nomes, um homem e uma mulher. E ela depois é que olhando para os pelouros vai entrevistar os dois, multiplicados por muitos Estados e depois escolherá as peças em função das pessoas, as pessoas em função dos pelouros”, explicou.

“Com uma ideia clara, que é 50% de homens, 50 % de mulheres. Quem forma a equipa é a nova presidente da Comissão”, reafirmou o chefe de Estado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE