Coimbra

Penacova divulga “diagnóstico social” do concelho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-08-2019

Teve lugar no dia 31 de julho, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova, a sessão plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS), que teve como ponto de interesse a análise e votação do Relatório de Atividades de 2018 e Plano de Ação para 2019, apresentado pela Equipa Técnica e Núcleo Executivo da Rede Social de Penacova.

PUBLICIDADE

Na sequência dos trabalhos, foi divulgado o Diagnóstico Social, que foi aprovado no mês de maio. estiveram presentes a vereadora da Ação Social do Município de Penacova, Sandra Ralha, a diretora do Núcleo de Intervenção Social do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, Ana Maria Carvalho e o coordenador do CLDS, Luís Francisco.

PUBLICIDADE

Sandra Ralha iniciou a sessão dando as boas vindas e agradecendo a disponibilidade de todas as entidades parceiras a presença no referido evento, elogiando o apoio, dedicação e contributo de todas entidades e equipa técnica na concretização do Diagnóstico Social.

A apresentação do Diagnóstico Social esteve a cargo de Luís Francisco, que expôs o conteúdo e estrutura que constituem o referido documento, nomeadamente, numa primeira parte, o enquadramento geral do programa da Rede Social ao nível nacional e local e a caracterização do concelho de Penacova. Na segunda parte uma abordagem à realidade por áreas de intervenção (família, educação, emprego e formação profissional, saúde, habitação, mobilidade e transportes, cultura, turismo, desporto e ambiente, envelhecimento, emigração, calamidades naturais), seguida de uma terceira parte, que aborda as entidades e respostas sociais existentes. O documento termina com uma análise global do concelho e com as prioridades de ação para o Plano de Desenvolvimento Social (2019-2021).

PUBLICIDADE

publicidade

No final da apresentação pública do Diagnóstico Social, Ana Maria Carvalho reforçou a relevância de concretização dos documentos estratégicos da Rede Social, nomeadamente o Diagnóstico Social para a definição e realização de projetos de desenvolvimento social, bem como a importância do trabalho em rede com vista a sociedade mais justa e inclusiva.

O encerramento da apresentação pública do Diagnóstico Social contou com um momento musical proporcionado pelo professor José Paulo e do seu aluno João, da Escola de Artes de Penacova.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE