Coimbra

Penacova com Orçamento de 16 Milhões de Euros

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-12-2018

 

PUBLICIDADE

O montante do orçamento do município de Penacova para 2019 ronda os 16 milhões de euros, o que traduz um decréscimo de um milhão de euros relativamente a 2018, cujo exercício encerra na segunda-feira.

Há um ano, o orçamento tinha sido reforçado em cerca de um milhão de euros, já que a autarquia liderada por Humberto Oliveira, do PS, teve como prioridade a resposta aos danos materiais e humanos dos incêndios de 15 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE

publicidade

O orçamento e as grandes opções do plano para 2019 do município de Penacova, no distrito de Coimbra, foram aprovados pela Assembleia Municipal, presidida por Pedro Coimbra, deputado da Assembleia da República, em reunião realizada há uma semana, após aprovação pelo executivo, no dia 26 de outubro.

“Com os vetores de orçamento a cifrarem-se previsivelmente nos 16 milhões de euros, é feito um reforço do investimento previsto, dado que o valor de 2018 foi de 5,4 milhões de euros de despesas de capital e para 2019 estão orçamentados 6,6 milhões de euros”, segundo a autarquia.

PUBLICIDADE

Numa informação divulgada pela Câmara Municipal, é referido que o orçamento de 2019 “está alicerçado, fundamentalmente, em três grandes eixos de investimento”: educação (2,2 milhões de euros), saneamento e abastecimento de água (2,1 milhões de euros) e regeneração urbana (um milhão de euros).

“Perspetiva-se a execução de projetos que beneficiam de fundos comunitários, com candidaturas aprovadas, onde se inclui o Centro Educativo de Figueira de Lorvão, o saneamento em Chelo/Chelinho e Telhado, o Parque Municipal (ténis), a requalificação do antigo Tribunal, a reabilitação das linhas de água, principalmente no rio Alva, projeto financiado a 100% pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a musealização do Mosteiro de Lorvão e um conjunto de projetos intermunicipais”, adianta.

A atividade das freguesias “assume-se como uma das grandes componentes do investimento”.

Citado na nota quanto à empreitada da estrada da Portela de Oliveira/Carvalho, Humberto Oliveira afirma que a sua execução deverá começar “logo que o projeto esteja concluído”.

“Embora não haja qualquer expectativa em relação ao financiamento dessa obra através de um fundo comunitário, o município tem em vista outra solução para efetivar a obra”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE