Coimbra

Penacova aposta no turismo religioso

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-05-2019

O Município de Penacova deu mais um passo na afirmação do seu potencial de crescimento no turismo religioso, considerou João Azadinho, vice-presidente da autarquia, ao assinar na sexta-feira o documento que celebra a fundação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

PUBLICIDADE

A criação desta Federação, de que o Município de Penacova é fundador, surge com o objetivo de promover, organizar e gerir os caminhos em território nacional que compõem esta rota milenar, seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX.

Encontrando-se em estudo entre os diversos municípios há já algum tempo, foi esta sexta-feira, oficialmente lançada a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, numa sessão em Vila Pouca de Aguiar. Esta Federação conta com a adesão de 39 entidades que têm como objetivo implementar uma estratégia e sinalética comum nas vias portuguesas de peregrinação a Santiago de Compostela, de que a Câmara Municipal de Penacova é membro fundador.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo João Azadinho, vice-presidente da autarquia penacovense, “a integração de Penacova nesta Federação com caráter cultural, sem fins lucrativos, permite integrar uma estratégia comum, que revitalizará e dinamizará correntes de ligação entre o nosso país e Santiago de Compostela. Este roteiro com enorme valor histórico-cultural, permite a interculturalidade e o conhecimento das regiões, obtendo desenvolvimento económico, social e ambiental para as localidades atravessadas por este caminho”.

Atualmente, no nosso país estão identificados três percursos principais. O Caminho da Costa, que se inicia no Porto, atravessa o Minho e entra em Espanha por Valença; o Caminho Interior, que parte de Viseu e entra em Espanha por Vilarelho da Raia, em Chaves; o Caminho Central Português, o mais percorrido, que sai da Sé de Lisboa, passa por Tomar, Coimbra, Porto, seguindo, depois, para norte.

PUBLICIDADE

De acordo com João Azadinho, “Penacova tem assumido uma indiscutível posição de adesão a iniciativas consistentes que promovem o turismo e são captadoras de públicos e de fontes de receita para a economia local, como é o caso das diversas rotas que tem vindo a integrar, de roteiros internos que cada vez mais desenvolvemos e que têm atraído milhares de visitantes, como é o caso da recente aposta no Roteiro do Arista”, e também, esta mais recente dos Caminhos de Santiago, de peregrinação cristã, que nos posiciona num papel determinante e de envolvimento com o turismo religioso”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE