Região

Penacova abre Balcão da Inclusão

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-01-2023

A Câmara Municipal de Penacova e o Instituto Nacional para a Reabilitação vão inaugurar, esta sexta-feira, 6 de janeiro, às 10:30, no edifício dos Paços do Município, o Balcão da Inclusão, um serviço que “visa assegurar um atendimento de qualidade às pessoas com deficiência ou incapacidade”.

PUBLICIDADE

De acordo com a Autarquia o Balcão da Inclusão “irá prestar informação sobre os direitos, benefícios e recursos existentes à pessoa com deficiência/incapacidade e familiares e apoiar no esclarecimento de dúvidas e no preenchimento de documentação relacionada com as temáticas apresentadas”.

Por outro lado, refere ainda a Câmara Municipal, “irá proceder ao encaminhamento e mediação/sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos que, no âmbito da sua missão, têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas. E desenvolverá e valorizará parcerias locais para encontrar soluções mais eficazes para os problemas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em comunicado, o Município salienta ainda que o Balcão da Inclusão “divulgará boas práticas de atendimento à pessoa com deficiência ou incapacidade e irá recolher e registar informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local da situação das pessoas com deficiência ou incapacidade, identificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas”.

Na opinião da vice-presidente, Magda Rodrigues, “este é mais um pequeno mas importante passo naquela que vem sendo a nossa política para a cidadania e inclusão social”.

PUBLICIDADE

“Não podemos deixar de com ele nos congratular, dado que visa fomentar e promover o tratamento igualitário e adequado de todos os nossos munícipes, prestando um serviço diferenciador e de grande proximidade”, conclui a autarca que detém o pelouro da Cidadania e Igualdade.

Podem dirigir-se ao Balcão da Inclusão pessoas com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias e técnicos que intervêm na área da prevenção, habilitação, reabilitação e participação comunitária das pessoas com deficiência ou incapacidade.

Têm  também acesso a este balcão instituições e serviços que desenvolvam qualquer tipo de atividade nos domínios da deficiência ou reabilitação, bem como qualquer cidadão que necessite de informação nas áreas referidas.

O Balcão da Inclusão vai funcionar no Balcão Único de Atendimento (BUA), nos Paços do Município, no Largo Alberto Leitão. O atendimento presencial, mediante marcação prévia, funcionará às segundas-feiras, das 14:00 às 17:00, e às quintas-feiras, das 09:00 às 13:00.

Contactos (para marcação de atendimento): email e telefone 239 470 315.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE