Portugal

Pela sua segurança aprenda a defender-se de situações perigosas através destes conselhos

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 28-04-2023

O instinto humano é de sobrevivência, vários estudos já o comprovaram. Contudo, devemos sempre aprender a defender-nos em caso de cenários de perigo.

PUBLICIDADE

Quando estamos na presença de algo perigoso, a resposta é “congelar”, fugir ou lutar. A primeira reação é de escapar a esse tipo de situação. Contudo, em algumas ocasiões, não temos outra opção se não nos envolvermos e, quando o fazemos, precisamos de estar preparados para agir em autodefesa.

Veja alguns cenários possíveis de autodefesa e o que fazer em cada um deles.

PUBLICIDADE

publicidade

Correr ou fugir: O primeiro instinto é este, por isso, se tiver oportunidade, faça-o.

Instintos: Confie na sua intuição. Se algo não estiver bem, afaste-se. Aquela pessoa ou grupo parece suspeito por qualquer motivo? Atravesse a rua para o outro lado, entre numa loja – faça o que for necessário para evitá-los.

PUBLICIDADE

Alvo: O atalho que segue pode ser muito escuro e faz com que se torne mais vulnerável e desconfortável. Escolha outro caminho, mesmo que seja mais longo. 

Fragilidade:  Quem quer fazer mal aproveita-se de pessoas que aparentemente parecem ser frágeis. Procuram uma vítima fácil, por isso, caminhe como se soubesse para onde está a ir e demonstre confiança. Esteja sempre atento ao que acontece à sua volta. O objetivo é reduzir a probabilidade de se tornar um alvo. 

Limites: Saber comunicar para sair de uma situação perigosa é uma habilidade quase única. Mantenha a calma, fique de pé, confiante e responda com assertividade.

Postura: É importante que não dê a entender que está pronto para lutar. Mantenha a calma sempre que possível.

Assaltantes: Se você tiver uma arma legal de autodefesa, use-a. Se não, golpes em zonas que podem afetar o agressor(a) pode sempre funcionar. O objetivo é fugir em seguida e não lutar com ninguém. Se conseguir fugir antes desta confusão, é melhor ainda.

Fúria: As “clássicas” discussões de trânsito. Os incidentes de raiva são comuns, mas também podem ficar “feios” muito rapidamente. A primeira coisa que deve fazer é ignorar o tipo de situação. Peça desculpas (mesmo que não tenha culpa) e fique dentro do seu carro com as portas trancadas e as janelas fechadas. Pode magoar o ego, mas não estará, à partida, em perigo.

Lutas: Lutas em bares e discotecas são bastante comuns. Tentar conversar com uma pessoa alcoolizada pode não ser a melhor solução, mas é importante manter uma postura firme e manter a distância. 

Agressores: Quando está encurralado e em desvantagem numérica, é melhor gritar por ajuda e tentar escapar para uma área com movimento.

Armas: Se estiver num local público e alguém entrar armado, deve ficar fora da vista da pessoa, baixar-se e procurar uma saída. 

Animal: Estes cenários também podem envolver animais. Tente chamar a atenção de outras pessoas, mas sempre sem movimentos bruscos. Fique firme e segure em algo que possa usar para sua defesa, mas nunca dê o primeiro golpe. Ou suba para um carro ou uma árvore.

Iluminação: Invista em luzes externas com sensores de movimento para manter a sua casa segura. Também é uma boa ideia deixar uma luz acesa dentro de casa durante a noite. Isso pode fazer com que invasores desistam de entrar. Opte sempre por caminhos iluminados.

Tecnologia: De alarmes até às câmeras de vigilância, há variados tipos de tecnologia à sua disposição que podem ajudar a proteger a sua casa. É sempre algo a considerar. 

Muitas situações podem ser evitadas mas, quando não são, é importante tentar manter o controlo e que os ânimos não fiquem exaltados. Aprender técnicas de autodefesa ou uma arte marcial é sempre uma ajuda.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE