Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Pedrógão Grande: Antigo gestor do Revita destaca reconstrução das casas de primeira habitação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-09-2020

O ex-representante dos três municípios mais afetados pelos incêndios de Pedrógão Grande [junho de 2017] no fundo Revita, disse hoje, na Assembleia da República, que apenas foram apoiadas a reconstrução de casas de primeira habitação.

PUBLICIDADE

“Não apoiámos [a reconstrução] segundas habitações. No meu mandato nenhuma obra foi adicionada às que já vinham de trás”, relatou António Mendes Lopes na tarde de hoje, durante a audição presencial na comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à atuação do Estado na atribuição de apoios na sequência dos incêndios de 2017 na zona do Pinhal Interior.

PUBLICIDADE

publicidade

António Mendes Lopes, chefe de divisão do município de Figueiró dos Vinhos e engenheiro civil de formação, integrou cumulativamente, entre 25 de setembro de 2018 e 30 de setembro de 2019, o conselho de gestão do fundo Revita, criado para apoiar a reconstrução das casas destruídas pelo incêndio, em representação das Câmaras de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.

O técnico disse aos deputados que o seu mandato coincidiu com a fase em que apenas entraram no Revita pedidos de pagamento de autos de medição de obras em execução e que os pagamentos foram suspensos “para efeitos cautelares” na altura em que foram denunciados casos de irregularidades nos apoios à reconstrução.

PUBLICIDADE

“Não estive na análise de propostas nem de atribuição de apoios. Já apanhei as obras adjudicadas e em curso e, se alguma coisa correu mal, e julgo que não correu mal”, terá sido antes, disse António Mendes Lopes, salientando que se tratou de um processo “complicadíssimo de montar àquela velocidade”.

Em resposta aos deputados, o ex-representantes dos três municípios mais afetados pelos incêndios de junho de 2017 no fundo Revita, disse que o país, “não Pedrógão Grande”, precisa de um “verdadeiro” reordenamento florestal rapidamente, “porque sem isso é tudo [cuidados] paliativos”.

“Daqui a uns anos, se nada fizer, volta a acontecer exatamente a mesma coisa. Enquanto país, a grande obrigação que temos é olhar também para o interior na perspetiva de ordenar a floresta, que se transformou em monocultura”, disse António Mendes Lopes, considerando que, em termos ambientais e de potenciação de catástrofes, “isso é terrível”.

Salientando que os apoios são sempre insuficientes, deixou o retrato de um território em que as segundas habitações estão por reconstruir e as aldeias “em ruínas”, que exige “um trabalho enorme, que não sei se o Governo tem capacidade” para atender a todas as situações.

Relativamente ao incêndio de junho de 2017, António Mendes Lopes entende que a Proteção Civil tem de se preparar para situações daquele género, considerando que o fogo de Pedrógão Grande deve ser visto como um modelo de aprendizagem.

O incêndio, que deflagrou em 17 de junho de 2017, em Escalos Fundeiros, no concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, e que alastrou depois a concelhos vizinhos, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade, tendo destruído cerca de 500 casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

O início do julgamento do processo sobre a reconstrução das casas de Pedrógão Grande que arderam no incêndio de 2017 foi adiado para dia 26 de outubro após pedido de prorrogação de prazo por parte da defesa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com