Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Pedrógão Grande abre segunda-feira gabinete para distribuição de ajuda

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-07-2017

O gabinete operacional de restauro e reconstrução de Pedrógão Grande, que vai coordenar a distribuição de roupas, alimentação e reconstrução das habitações, entra segunda-feira em funcionamento, disse à agência Lusa o presidente da Câmara local.

PUBLICIDADE

brasao

Segundo Valdemar Alves, o gabinete vai funcionar na Casa Municipal da Cultura e terá uma linha de apoio direto para os munícipes, abrangendo todas as áreas “que tenham a ver com toda esta sinistralidade” provocada pelo incêndio que deflagrou a 17 de junho.

PUBLICIDADE

publicidade

Para este serviço, que vai funcionar em paralelo com os serviços municipais, a Câmara contratou três pessoas e recorreu a três contratos de emprego-inserção do Instituto de Emprego e Formação Profissional, adiantou o autarca.

“O gabinete vai ter um responsável por setor, que trata a informação recebida e atua em conformidade”, explicou o presidente da autarquia, acrescentando que, com o apoio dos fuzileiros, foi criado um programa informático para registar a distribuição de roupas e alimentação pela população, entre outros apoios.

PUBLICIDADE

Dois grandes incêndios começaram no dia 17 de junho em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos. Foram extintos uma semana depois.

Estes fogos terão afetado aproximadamente 500 imóveis, 205 dos quais casas de primeira habitação, gerando uma enorme onda de solidariedade a nível nacional.

Nas últimas semanas têm chegado camiões de roupa, que já supriu todas as necessidades, de alimentos, móveis e eletrodomésticos, sendo que as necessidades agora se viram mais para medicamentos, materiais de construção, árvores de fruto e sementes.

Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas que consumiram 53 mil hectares de floresta.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com