Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Pedro Santana Lopes “conquista” Figueira da Foz e vendedores do Mercado Municipal (com vídeos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 28-09-2021

O Notícias de Coimbra auscultou os comerciantes do Mercado Municipal Engenheiro Silva, na Figueira da Foz, para perceber a opinião e expectativas que têm em relação à eleição de Pedro Santana Lopes, que voltou a “conquistar”, 24 anos depois, a Câmara Municipal. 

PUBLICIDADE

Entre o amanhar de douradas e garoupas e a venda de frutas, legumes, e outros produtos, a maioria dos entrevistados pelo NDC mostraram-se felizes pelos resultados de domingo e disseram ser apoiantes do “fenómeno Santana Lopes”. Outros aproveitaram para tecer fortes críticas aos anteriores executivos camarários.

Lurdes Curado, possui uma banca de congelados, e foi uma das vendedoras mais críticas quanto ao trabalho do ex-autarca do município, Carlos Monteiro, e afirmou mesmo que a “Figueira da Foz precisa do Santana Lopes” e que “só quem não se lembra do que ele fez há 20 anos atrás, que a Figueira estava inundada de gente para os comerciantes, para toda a gente”.

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto aos principais problemas da “cidade praia”, os comerciantes apontam a falta de estacionamento, o “abandono” da baixa citadina, e ainda a forma como têm sido conduzidas as obras. Ideias defendidas pela vendedora de peixe, Helena Simões, que reprovou a forma com a intervenção no jardim em frente ao Mercado tem vindo a ser conduzida. “Por exemplo, as obras que estão no jardim, fecharam uma rua que eu acho que não tinham que fechar, tiraram ali cerca de 15 estacionamentos, e é tudo a pagar”, afirma.

PUBLICIDADE

Helena Simões lamentou que a falta de acessibilidades ao edifício municipal afaste tantos clientes que preferem “os produtos muitos frescos”.

O Mercado Municipal da Figueira da Foz reúne um grande número de apoiantes de Pedro Santana Lopes, muitos vendedores criticaram Carlos Monteiro, mas outros tantos também lhe dirigiram palavras de apoio e de força, referindo-se ao ex-autarca como “uma boa pessoa e de bem”.

As expectativas dos comerciantes do mercado figueirense estão elevadas para os próximos quatro anos, com a vendedora Fernanda Gonçalves a explicar que não votou em Pedro Santana Lopes nas eleições de há 24 anos, mas que viu que “nos quatro anos em que ele esteve, foram anos em que a Figueira mexeu e mexeu bem”.

Quanto às dívidas deixadas no último mandato de Pedro Santana Lopes, entre 1997 e 2001, um dos principais argumentos da oposição durante o período de campanha, a maior parte dos comerciantes entrevistados desvalorizou esse endividamento camarário: “os outros também as deixam, mas ele deixou obra feita, por isso eu agora votei nele e tenho fé nele”, rematou Fernanda Gonçalves.

Pode ver os restantes vídeos dos diretos NDC com comerciantes do Mercado Municipal da Figueira da Foz:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com