Política

Pedro Machado avança com Hugo Almeida para posicionar a Figueira da Foz como “a melhor praia da Europa para a prática de desporto”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-04-2021

A candidatura “Pedro Machado – Figueira do Futuro” à Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentou hoje,  na Praia de Buarcos, o seu mandatário para o Desporto e Cidadania, assim como as principais linhas orientadoras da candidatura para uma política municipal de Desporto.

PUBLICIDADE

O mandatário para o Desporto e Cidadania é Hugo Almeida, antigo internacional A da Seleção Nacional Portuguesa e figura conhecida e respeitada de todos na Figueira da Foz.

“Apresentámos as ideias a 31, a nossa mandatária da juventude a 6 de abril, hoje apresentamos o Hugo Almeida como mandatário para o desporto e para a cidadania, eu faço muita questão de reforçar esta dimensão do fair-play e da formação cívica das pessoas que o Hugo aqui representa”, salientou Pedro Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

O internacional português explicou que quer “criar eventos internacionais em todos os desportos, facultar a a atividade fisica a todas as gerações, criar um centro de alto rendimento e formação desportiva para desportos de areia com q todos os clubes nacionais e internacionais venham estagiar na nossa terra”. 

“Fazer com que a figueira da foz e buarcos sejam o coração do desporto praia em Portugal”, rematou Hugo Almeida.

PUBLICIDADE

Na apresentação de Hugo Almeida, Pedro Machado, candidato a presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, elencou as ideias-chave que pretende implementar na política municipal para o Desporto.

Partindo do pressuposto que “a prática desportiva ajuda a formar e a educar para a cidadania”, Pedro Machado sublinhou que “urge criar na Figueira da Foz uma política desportiva que acolha o dever de formar e educar para a cidadania, e que seja pautada por objetivos relacionados com o crescimento dos indivíduos como cidadãos”.

Da mesma forma, o candidato reiterou que é fundamental “criar na Figueira uma política de inclusão social que acolha no seu seio a vertente desportiva e a sua capacidade de combater as várias exclusões sociais”, uma vez que o desporto é um fator importante de inclusão social.

Por outro lado, Pedro Machado frisou que importa também “incorporar o fair-play como o modo de estar na vida, seja no desporto, na vida profissional, em sociedade”.

Entre os projetos a desenvolver na área do Desporto, a candidatura “Pedro Machado – Figueira do
Futuro” destaca cinco prioridades.

A primeira é “Figueira da Foz 3600”. A Figueira da Foz tem condições únicas para se posicionar ao longo de todo o ano como a melhor Praia da Europa para a prática de desporto & atividades ao arlivre, como “International Leading Destination” para o segmento dos desportos de praia.

A segunda proposta é promover a Figueira da Foz como “Cidade Surf”, através de um conceito ligado ao lifestyle, à arte e aos produtos endógenos da região, a par de outras modalidades, como o remo, o padel e outros desportos de deslize.

A terceira prioridade é fortalecer a Figueira da Foz como “Destino Desporto Ativo & Natureza”, recuperando a Serra da Boa Viagem como local de eleição para a prática de desporto de natureza.

A aposta clara numa modalidade-farol, garantindo as condições para que compita na principal divisão nacional, é outra prioridade. Pela tradição da cidade, o basquetebol reúne todas as condições para ser a modalidade eleita.

Finalmente, o candidato propõe o projeto “Figueira da Foz, Cidade de Desporto Informal”. Este visa aproveitar de forma muito mais efetiva os excelentes locais que a Figueira da Foz dispõe para a prática do desporto informal, como o Parque das Abadias, a Praça do Forte, as zonas desportivas das praias, os passadiços ou as ciclovias, promovendo a aposta em projetos e iniciativas que incentivem as atividades informais de desporto comunitário, com um impacto muito positivo para todos os residentes, bem como para todos os visitantes. 

Natural da Figueira da Foz, Hugo Almeida começou a sua carreira no Grupo Desportivo de Buarcos. Foi transferido para a Naval com idade de iniciado e daí seguiu para o FC Porto, onde percorreu os restantes escalões de formação. Além dos dragões, fez carreira no União de Leiria, Boavista, Werder Bremen, Besiktas e Académica, entre outros clubes. Pela Seleção Nacional, marcou 19 golos e esteve
presente em quatro fases finais: Euro 2008, Mundial 2010, Euro 2012 e Mundial 2014.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE