Pedro Janela estreia nova banda sonora em “Al Berto”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-09-2017
 O compositor português Pedro Janela vai estrear, dia 5 de outubro, nas salas de cinema de todo o país, a sua nova banda sonora original, que “veste” musicalmente o filme “Al Berto”, a mais recente longa metragem do realizador Vicente Alves do Ó.

pedro janela

PUBLICIDADE

Pedro Janela, um muito experiente compositor de bandas sonoras cinematográficas, apresenta o seu melhor trabalho musical de sempre neste filme biográfico sobre um dos mais influentes poetas da literatura portuguesa, que nasceu, em 1948, em Coimbra, mas viveu parte da sua vida entre Sines e Lisboa, onde viria a morrer de linfoma, aos 49 anos, em 1997.

“Al Berto” passa-se no verão de 1975. Depois de uns anos em Bruxelas, Alberto Raposo Pidwell Tavares regressa a Sines e instala-se no palácio da família, onde ensaia uma vida de comunidade. Encontra João Maria e apaixonam-se. Abre uma livraria na vila. Mas a gente da terra não estava preparada para tanta liberdade.

PUBLICIDADE

publicidade

O elenco do filme é composto por Ricardo Teixeira, José Pimentão, Gabriela Barros, Rita Loureiro, José Condessa, João Villas-Boas, Ana Vilela da Costa, entre outros.

Um pintor combina cores, formas e texturas para criar ilusões. Um escritor faz a triagem minuciosa das palavras para construir cenários e contextos. Da mesma forma, Pedro Janela é um compositor que esculpe com notas, ritmos e instrumentação as ambiências que imagina e para onde nos transporta com a sua Música.

PUBLICIDADE

Aliás, o apelido Janela assenta-lhe como uma luva: mais do que escrever canções ou trechos musicais que se esgotam na própria música, a motivação e inspiração intrínsecas de Pedro residem na capacidade de abrir janelas para essas ambiências, que perduram para além dos conceitos finitos do tempo e espaço em que o som é percecionado. Pedro Janela é compositor de sonhos, cenários e ambiências.

A banda The Casino Royal — de que é mentor — constitui a face mais constante e visível do audiofólio de Pedro Janela. No entanto, além de integrar outros projetos, a sua atividade divide-se também pela criação de bandas sonoras para cinema e audiovisuais e pela gestão e coordenação técnica do estúdio Mastermix onde desenvolve o seu trabalho.

Do seu currículo merecem especial destaque a notável composição para o filme “Quinze Pontos na Alma”, realizado por Vicente Alves do Ó; a inquietante banda sonora da mini-série de ficção histórica “República”, produzida para comemorar o centenário da República Portuguesa, de Jorge Paixão da Costa e que conta com Joaquim de Almeida no papel principal; “O Amor É Lindo… Porque Sim!”, comédia romântica igualmente de Vicente Alves do Ó; “Jacinta” ,filme que retrata fenómeno das Aparições de Fátima em 1917; e, agora, “Al Berto”.

 

Produtor, compositor, pianista e artista digital, Pedro Janela é quase um one-man-show das novas linguagens musicais, mestre na arte de inventar janelas sonoras para horizontes nunca dantes escutados.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE