Região

Pedro Girão é o vencedor do “Prémio João Ataíde” 2022 (com vídeo)

Bruna Correia | 1 ano atrás em 31-10-2022

Pedro Barbosa Ribeiro Girão, CEO da Triber Agency, é o grande vencedor do “Prémio João Ataíde” 2022, criado pelo Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. O prémio foi entregue esta segunda-feira, 31 de outubro, na sede da CIM Região de Coimbra. Em 2023 é lançada a nova edição com foco para a área da inclusão social, cujas inscrições abrem a partir de janeiro.

PUBLICIDADE

Este prémio visa distinguir o trabalho realizado por um(a) jovem, entre os 18 e os 35 anos, natural da Região de Coimbra, que tenha inequívoco valor percebido no seu percurso profissional e pessoal, nas áreas do direito, da economia, da gestão, das ciências e/ou inovação, e que se distinguiu no apoio incondicional ao desenvolvimento das pessoas, das empresas e das comunidades, apoiando um crescimento inclusivo e sustentável da sociedade.

“Não tinha grande esperança de ganhar, mas quando alguém cria um prémio como este para valorizar aquilo que são os jovens em Coimbra e para dar visibilidade a esta nova geração, eu acho que é responsabilidade nossa, que estamos sempre do lado de cá à espera que sejamos conhecidos, de nos candidatarmos”, avançou Pedro Girão ao NDC. Quanto ao prémio, no valor de 5.000€, ainda não tem destino, partilha o jovem.

PUBLICIDADE

Estudou na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e realizou dois mestrados, um no Brasil e outro em Praga. A experiência lá fora fez valorizar ainda mais a sua cidade. “Quando acabei o mestrado, tinha de fazer um estágio curricular e, em vez de enviar a candidatura para uma empresa, propus à faculdade criar um programa de mentoring em que ia pegar em alunos de sucesso da faculdade e colocá-los acompanhar os estudantes para encurtar a transição do mercado de trabalho”, referiu Pedro Girão ao NDC.

Foi desafiado a organizar um programa de mentoring e um dos mentores convidou-o juntar-se a um projeto para dar formação a empresas. “Durante três anos achava que estava a fazer as coisas certas, mas não estava a correr bem. E como não estavamos a conseguir ganhar dinheiro — e sempre gostei muito da área de marketing — comecei a ser coordenador de comunicação de erasmus e a construir um portefólio”, adiantou o jovem que acabou por ser o responsável de marketing do Licor Beirão e, mais tarde, criou a Tribe Agency.

PUBLICIDADE

publicidade

A CIM Região de Coimbra criou o “Prémio João Ataíde”, como forma de reconhecer o percurso do antigo secretário de Estado, presidente da CIM Região de Coimbra, presidente de câmara e deputado, João Ataíde, sublinhando o seu contributo em prol das pessoas e do desenvolvimento da região, e prestando público apreço pela sua ação e pelo valor suas realizações, na dimensão humana e profissional.

De acordo com Emílio Torrão, presidente da CIM-RC, “a vitória de Pedro Girão encarna muito bem aquilo que é o espírito do “Prémio João Ataíde”, pelo seu percurso profissional, por aquilo que tem feito, por aquilo que ele é e por aquilo que ele aqui foi hoje”. “Se João Ataíde estivesse neste júri, de certeza absoluta que iria fazer a sua opção”, acrescentou.

João Ataíde nasceu a 3 de maio de 1958, na Figueira da Foz e faleceu em 2020. Licenciou-se em direito pela Universidade de Coimbra e realizou uma pós-graduação em direito do setor empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi ainda membro do conselho geral da Universidade de Coimbra.

Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, e membro do júri do prémio, destacou que “João Ataíde era uma figura nacional e regional, tornando-se numa pessoa muito importante”. “No caso da Universidade de Coimbra, era um dos nossos conselheiros e uma pessoa sempre ouvida, cuja palavra era importante”.

A edição de 2023 tem como objetivo distinguir o trabalho no que toca ao desenvolvimento de projetos que promovam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades, com especial enfoque no apoio às necessidades básicas, a recursos de habitação, à empregabilidade e à coesão social, em especial de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema.

Veja o vídeo do direto do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE