Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Pediátrico diz que população pode confiar no hospital e desmente médicos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-01-2018

“A população pode confiar no Hospital Pediátrico (HP) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)”. A garantia é dada pelo CHUC, que se defende das acusações da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), que classifica como “uma irresponsabilidade” a falta de camas no Hospital Pediátrico de Coimbra para fazer face à gripe sazonal.

PUBLICIDADE

bebé

O CHUC afiança que  o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno 2017/2018 tem um acompanhamento diário do Conselho de Administração (CA) do CHUC e das estruturas intermédias, com verificação do que se passa nas várias urgências do CHUC, sendo feita diariamente a devida avaliação e averiguada a necessidade de activação de diferentes níveis, sempre que a situação o justifique.

PUBLICIDADE

publicidade

Em resposta a questões colocadas por NDC sobre a acusação de pais e médicos, o Serviço de Urgência do HP-CHUC garante que “tem dado resposta eficaz, mesmo tendo em conta uma procura mais elevada. Nos últimos dias houve efectivamente um acréscimo de cerca de 50%  dos episódios de urgência, relativamente à média anual,  tendo sido tomadas de imediato as medidas adequadas. Apesar da grande pressão no internamento, foi sempre possível internar todos os doentes em condições adequadas sem compromisso de toda a actividade programada”.

Não há doentes em macas nos corredores a aguardar internamento, não há doentes em macas nas enfermarias nem há cancelamento de cirurgias ou outros procedimentos programados, garante o Hospital

PUBLICIDADE

O Conselho de Administração do CHUC lamenta não ter recebido qualquer pedido de esclarecimento prévio por parte da SRCOM, o que seria expectável e recomendável, por forma a não criar situações de alarme absolutamente desnecessárias tanto na população como nos profissionais.

Recordamos que o SCROM disse que o”devido à falta de recursos humanos e de material”, o Pediátrico não está preparado para fazer face ao Plano de Contingência de Saúde Sazonal – Módulo Inverno da Direção-Geral da Saúde (DGS).

“Para que servem os planos de contingência se não são criadas as condições para serem aplicadas?”, questiona a SRCOM, em comunicado enviado à agência Lusa, acrescentando que “a transparência resulta não só pela publicação dos planos de contingência, mas também pela divulgação da sua verdadeira implementação, que deveria ser obrigatória”.

No caso do Hospital Pediátrico de Coimbra, trata-se de “mentir à população, dando a noção de falsa segurança”, situação agravada pelo facto “de as crianças e jovens pertencerem a um dos grupos mais vulneráveis”, diz a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

No caso do Pediátrico terão sido solicitadas, em outubro de 2017, pelo menos quatro camas para o plano de contingência. “Porém, face à falta de profissionais, falta equipamento adicional de monitorização cardiorrespiratória, falta de material para oxigenoterapia, o Serviço não teve condições para aplicar o plano de contingência”, garante a SRCOM.

Para o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, “é urgente alocar recursos humanos médicos e de enfermagem” no Hospital Pediátrico de Coimbra para a Gripe Sazonal.

“Sem planeamento, sem alternativas de reforço de internamento por falta de recursos humanos, o Hospital Pediátrico de Coimbra está – apenas – à mercê da enorme dedicação dos seus profissionais”, dedicação que também é elogiada pelo CHUC.

A NDC chegaram registos de progenitores que desesperam na urgência do Pediátrico, que se queixam de situações como esta:  “Estou neste momento no hospital pediátrico de Coimbra com o meu filho de 5 anos. Cheguei às 8h, já esperei 3h e meia e não me parece que vá ser atendido tão cedo!!! Perguntei a uma das rececionistas que me disse ser normal, estão na sala de espera dezenas de pais e mães desde a minha chegada!”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com