Coimbra

PCP questiona “esvaziamento de capacidade” do Centro de Saúde Militar de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-10-2020

O PCP questionou hoje o Governo sobre o alegado “esvaziamento de capacidade” do Centro de Saúde Militar de Coimbra (CSMC), com diminuição da oferta de cuidados assistenciais.

PUBLICIDADE

“Utentes desta unidade identificam problemas, introduzidos por novas regras de faturação que impedem que os cuidados prestados possam ser faturados à Assistência na Doença a Militares, o que reduz o seu orçamento”, refere o Grupo Parlamentar do PCP numa interpelação escrita dirigida ao ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

PUBLICIDADE

Os utentes, segundo o documento, “identificam também dificuldades no acompanhamento de deficientes, em particular os que necessitam de próteses, e ainda os problemas que resultam da reforma de pessoal médico e pelo facto de grande parte dos médicos do mapa de pessoal civil do Exército estarem em condições de transitar para a reforma, o que coloca em causa várias especialidades”.

Estão comprometidas, segundo o PCP, as especialidades de neurologia, ortopedia, pneumologia, cardiologia e psiquiatria.

PUBLICIDADE

publicidade

O CSMC dispõe de capacidade de internamento, dois blocos operatórios, capacidade de realização de análises clínicas, serviços de medicina física e reabilitação, imagiologia e cardiologia.

“Existem ainda estruturas que prestam cuidados de ortopedia, psiquiatria, medicina dentária e reabilitação, entre outras”, de acordo com os deputados comunistas que subscrevem as perguntas ao Governo, através da mesa do parlamento.

“Utentes deste Centro de Saúde valorizam a unidade, dada a sua centralidade e acessibilidade, e apontam para 20 mil utentes potenciais, sendo que anualmente a ele recorrem mais de 7.000”, adiantam Paula Santos, António Filipe e Ana Mesquita.

“Tem conhecimento da situação descrita?”, perguntam os parlamentares do PCP, querendo saber “que planos tem o Governo para este Centro de Saúde Militar”.

O PCP pede ainda esclarecimentos sobre eventuais medidas “para resolver o problema suscitado pela aposentação de pessoal médico” do CSMC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE