Paulo Varela Gomes distinguido com Medalha de Mérito Cultural

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-08-2017

O escritor e investigador Paulo Varela Gomes, falecido em abril do ano passado, foi distinguido, a título póstumo, com a Medalha de Mérito Cultural, foi hoje publicado no Diário da República.

PUBLICIDADE

varela gomes

A medalha de mérito cultural é a maior distinção atribuída pelo Ministério da Cultura do Governo português e destina-se a personalidades que tenham dedicado a sua vida às causas da cultura.

PUBLICIDADE

publicidade

A título póstumo também, foi atribuída a Medalha de Mérito Cultural ao cartoonista e pintor Mário Miranda, falecido em dezembro último.

Além de Paulo Varela Gomes e de Mário Miranda, foi também publicada, na folha oficial, a atribuição da Medalha de Mérito Cultural à galerista Juana de Aizpuru, ao tenor Fernando Serafim e à pianista Helena Matos – estes dois últimos receberam já a distinção em janeiro último, numa cerimónia realizada na sala D. Luís do Palácio da Ajuda, em Lisboa.

PUBLICIDADE

Crítico, historiador de arquitetura e professor universitário, Paulo Varela Gomes morreu em Podentes, no concelho de Penela, em 30 de abril de 2016, vítima de cancro, que lhe fora diagnosticado quatro anos antes.

Nascido em 1952, Paulo Varela Gomes licenciou-se em História, fez o mestrado em História da Arte e doutorou-se em História da Arquitetura, tendo sido professor da Universidade de Coimbra, onde deu a última aula em dezembro de 2012, intitulada “Do sublime em arquitetura”.

Varela Gomes foi representante da Fundação Oriente em Goa, de 1996 a 1998 e, mais tarde, entre 2007 e 2009. Na folha oficial é destacado o seu contributo “para o estreitamento das relações culturais efetivas entre Portugal e a República da Índia, e por ocasião da visita oficial do primeiro-ministro António Costa à República da Índia em janeiro de 2017”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE