Coimbra

Paulo Pina Queirós é o novo presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-05-2019

Foi, ontem, eleito o novo presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Paulo Joaquim Pina Queirós, numa reunião plenária deste órgão realizada após a tomada de posse dos seus novos membros.

PUBLICIDADE

O professor coordenador da ESEnfC, que integra a Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Fundamental, foi eleito por 21 votos a favor e um voto em branco (três dos 25 conselheiros estavam em serviço fora da Escola).

PUBLICIDADE

«Qualificar o ensino, valorizar os docentes, afirmar a escola» é o lema e o propósito da equipa docente eleita para o Conselho Técnico-Científico (CTC) da ESEnfC para o quinquénio 2019-2024.

As prioridades da equipa liderada por Paulo Queirós, que sucede nas funções a Ananda Maria Fernandes, passarão por «dar continuidade ao processo de revisão do plano de estudos da licenciatura em Enfermagem», iniciado pelo CTC anterior, se possível para que entre «em funcionamento no ano letivo de 2020-2021», por ir «ao encontro de necessidades formativas suscitadas pelos enfermeiros e pela comunidade» no que respeita à formação ao nível de mestrados, pós-licenciaturas e pós-graduações, embora sem desconsiderar a manutenção da oferta formativa nas áreas tradicionalmente disponibilizas pela ESEnfC.

PUBLICIDADE

publicidade

«Trabalharemos para a disponibilidade, a curto prazo, no âmbito do mestrado em enfermagem médico-cirúrgica, das especializações em enfermagem à pessoa em situação crítica, à pessoa em situação paliativa, à pessoa em situação perioperatória e à pessoa em situação crónica. Assim como no âmbito da enfermagem comunitária, da oferta especializada em enfermagem de família», afirma o novo presidente do CTC.

Rever os critérios de avaliação do serviço docente, prosseguir com as «políticas ativas de apoio à qualificação dos docentes para a obtenção do grau de doutor», rentabilizar dispensas sabáticas para a concretização de pós-doutoramentos e encontrar «caminhos de estímulo à divulgação e partilha da produção científica do conjunto dos docentes» são outros objetivos enunciados pelo professor Paulo Queirós.

A constituição de um grupo de representantes eleitos pelos docentes externos, constituídos em comissão e que trabalhem as questões científicas em proximidade com o CTC, é outra intenção do órgão agora empossado.

Paulo Joaquim Pina Queirós é doutorado em Desarrollo e Intervención Psicológica (pela Universidad de Extremadura) e fez pós-doutoramento sobre “Pensamento Teórico de Enfermagem. Evolução e perspetivas atuais” (Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto).

Publicou mais de 80 artigos em revistas especializadas, possui 27 capítulos de livros e 15 livros publicados (em coautoria ou coordenação de edição). Recebeu quatro prémios e/ou homenagens. É membro da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), onde é responsável pelo eixo estratégico de desenvolvimento de formação de investigadores e investigador sénior coordenador do projeto estruturante “História e epistemologia da saúde e enfermagem”.

Regente da unidade curricular “Teoria de Enfermagem”, comum aos cursos de mestrado em funcionamento na ESEnfC, é coordenador do mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Gestão de Unidades de Cuidados, membro do Conselho Editorial da Revista de Enfermagem Referência e de outras revistas científicas da área de enfermagem, membro suplente da direção da Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem e membro da Rede Ibero-Americana de Enfermagem de Saúde Ocupacional.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE