Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Carteira

Patrões dizem que inflação não se resolve com aumento de salários

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 11-04-2022

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, afirmou hoje que o problema da inflação não se resolve com aumento dos salários, defendendo a tomada de medidas que possam mitigar a “exponencial” subida dos custos.

PUBLICIDADE

“Se o Governo ou as empresas tivessem de reagir imediatamente ao valor da inflação estávamos constantemente a alterar salários e a inflação dos salários levaria inevitavelmente a inflação sobre inflação”, disse António saraiva, salientando que tem de haver “uma moderação”.

“Não podemos ser cegos e pensar que o problema da inflação se resolve com aumento de salários”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da CIP falava à entrada para a reunião da Concertação Social convocada pelo Governo para discutir com os parceiros sociais o Orçamento do Estado para 2022 cujas linhas gerais foram apresentadas esta manhã aos grupos parlamentares e deputados únicos, e que conta com a presença do ministro das Finanças, Fernando Medina.

Questionado sobre o impacto da subida da inflação no poder de compra, António Saraiva precisou que a falta de poder de compra das pessoas é semelhante ao problema das empresas perante o “exponencial aumento das matérias-primas, na escassez da mesma, nos elevados custos energéticos”.

PUBLICIDADE

“É na nossa produtividade e no nosso crescimento económico que assenta a sustentabilidade dos salários”, precisou, afirmando: “Se vamos atrás da inflação para subir os salários, não a conseguimos controlar, apenas a potenciamos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com