Coimbra

Património romano de Condeixa promove-se na Feira de Turismo de Madrid

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-01-2020

O município de Condeixa-a-Nova está presente na FITUR 2020 – Feira Internacional de Turismo de Madrid com um stand alusivo à herança cultural do império romano, promovendo os seus principais ativos turísticos, nomeadamente o museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó e o evento “Vislumbre de Um Império”.

PUBLICIDADE

A FITUR, uma das mais importantes feiras de turismo, começa hoje e decorre até domingo no recinto da Feira de Madrid, onde são esperados mais de 142 mil profissionais de todo o mundo e mais de 110 mil visitantes no fim de semana aberto ao público.

“A participação do município de Condeixa-a-a-Nova na FITUR assume um carácter estratégico. Depois de duas presenças na Bolsa de Turismo de Lisboa entendemos que era necessário expandir e iniciar uma promoção internacional. Apostámos naquela que é, por estes dias, a capital do turismo da Península Ibérica e da Europa e até domingo estaremos a promover Condeixa onde tudo acontece”, destaca Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca encabeça uma equipa de trabalho encarregue das reuniões com os profissionais ligados ao setor presentes na feira e dos contactos com os visitantes, tendo em vista a captação de novos públicos.

O município de Condeixa-a-Nova apresenta-se na FITUR em stand próprio, com 54 m2, localizado no pavilhão 4 do recinto, inspirado no ambiente interativo do Museu PO.RO.S e no legado da romanização, contando com animação permanente através de figuras ligadas ao período romano e da divulgação de um vídeo promocional.

PUBLICIDADE

“É uma oportunidade excelente para dar a conhecer e suscitar interesse pelo nosso concelho, em particular pelo Museu PO.RO.S e pelo evento ‘Vislumbre de Um Império’, que é já uma das maiores recriações históricas do país e que acontece habitualmente em junho”, acrescenta o autarca.

Nuno Moita realça ainda que “parece haver um grande consenso sobre o potencial do património romano de que somos detentores sobre o desenvolvimento dos territórios”, porém, lamenta, “é incompreensível que não haja disponibilidade para alocar apoios comunitários a investimentos no eixo da romanização”.

“O país tem que decidir se é ou não importante investir nesta área porque as Câmaras Municipais, com a amplitude de competências a que têm de atender, não têm capacidade orçamental para ir mais além. Temo-lo feito mas estamos no limite do orçamento. Parece-nos que o património romano é um vetor fundamental de desenvolvimento mas gostávamos de ver um maior compromisso nacional com esse objetivo”, refere Nuno Moita.

Aberto ao público em 2017, o PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico que permite ao visitante “experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana”, ajudando a recriar o modo de vida de Conimbriga, uma dos mais extensos e diversificados sítios arqueológicos romanos em Portugal.

O ‘Vislumbre de Um Império’ é um evento que acontece anualmente no cenário vivo das ruínas de Conimbriga, com a participação de centenas de figurantes que transportam o visitante para o verdadeiro ambiente da época romana. Lutas de gladiadores, cortejo imperial, acampamento de legionários, mercado romano, demonstrações de falcoaria, danças exóticas e trabalho dos artífices ao vivo são as principais atrações do evento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE