Coimbra

Património Material e Imaterial em debate nas Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-10-2018

 

PUBLICIDADE

O Município de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 26 de outubro, às 21H00,  na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira, a sexta edição das Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital que, desta vez, são subordinadas ao tema do “Património Material e Imaterial”.

PUBLICIDADE

publicidade

O encontro,  que conta com a parceria da AASE – Associação de Artesãos da Serra da Estrela, terá um painel de especialistas na área – diretores associativos, investigadores, etnólogos e artesãos – e pretende refletir sobre o artesanato, partindo da nossa realidade local.

Na abertura destas jornadas – compostas por vários painéis – estará o coordenador do Museu Natural da Eletricidade, João Orlindo, que abordará o tema do “património material e imaterial em território de montanha”; João Amaral,  Presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, fará uma dissertação subordinada ao tema “o artesanato: universo tangível e intangível”.

PUBLICIDADE

No terceiro painel a artesã e empresária Marisa Saraiva, procurará mostrar as “vantagens e desvantagens de ser artesão no Sec. XXI”, enquanto que o  Presidente do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Luís Rocha, falará sobre “a realidade dos pequenos negócios artesanais”.

O encerramento destas jornadas, caberá ao conhecido médico e etnólogo, Francisco Antunes, que fará uma abordagem ao tema do  “património material e imaterial no concelho de Oliveira do Hospital”.

Com a promoção das Jornadas Culturais, o Município de Oliveira do Hospital, pretende abrir um espaço de discussão sobre as várias temáticas culturais do concelho de Oliveira do Hospital valorizando e reforçando, naturalmente, os agentes culturais locais e as suas iniciativas. Um objetivo que surge na senda do investimento cultural realizado por parte do Município de Oliveira do Hospital, quer na sua vertente financeira, quer na preocupação de envolver os vários agentes culturais em eventos e iniciativas de relevância supramunicipal.

A cultura concelhia, nas suas várias dinâmicas e temáticas, é um dos veículos privilegiados na promoção, divulgação e preservação da nossa identidade territorial e do nosso património imaterial e material. Temas como a “Música Filarmónica”, a “Cultura Etnográfica”, e a “Voz” foram o objeto central das anteriores sessões das Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital promovidas pelo Município através do seu Pelouro da Cultura.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE