Coimbra

Pastores de Loriga mantêm a tradição secular das chocalhadas de São Martinho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-11-2018

O outono na serra da Estrela traz novas paisagens e sabores, mas também tradições que vale a pena reviver, existindo assim excelentes motivos para visitar as Aldeias de Montanha.

PUBLICIDADE

Na véspera e noite de São Martinho (10 e 11 de novembro), em Loriga cumpre-se mais uma vez a tradição, os pastores tiram os chocalhos ao gado e desfilam orgulhosamente pelas ruas da Vila.

De tradição secular, a Chocalhada de São Martinho encontra-se intimamente associada aos costumes e vivências dos pastores, e diz a lenda que a sua finalidade era a de afastar os males dos seus rebanhos.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste fim-de-semana decorre também, numa iniciativa conjunta entre a Junta de Freguesia de Loriga e os agentes de restauração e enquadrada no Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, a mostra gastronómica Sabores da Vila.

O objetivo é valorizar o potencial gastronómico da Vila, em particular de produtos tão diferenciadores como as calhorras, o cabrito e borrego serranos, a broa e o bolo negro de Loriga, valorizando e acrescentando valor às tradições desta localidade, que também integra a Rede de Aldeias de Montanha.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE