Coimbra

Parque dos SMTUC gratuito porque empresa não tem alvará (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 17-02-2022

O parque de estacionamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) na Praça das Cortes esteve esta quarta-feira todo o dia a funcionar gratuitamente. Também o do Parque Verde esteve de cancelas abertas durante um período de tempo. A situação acontece depois de a PSP ter detetado que a empresa prestadora de serviços de segurança, vigilância e gestão operacional dos parques, não tem alvará para transportar valores e ter apreendido uma quantia em dinheiro dos SMTUC. 

PUBLICIDADE

Conforme o Notícias de Coimbra informou esta terça-feira, a PSP apreendeu uma verba em dinheiro dos SMTUC no âmbito de uma operação de fiscalização realizada na região centro a empresas de segurança privada que se dedicam a transporte de valores.

A Polícia anunciou ter detetado três empresas de segurança privada, em situação ilegal, por fazerem transportes de valores sem o necessário licenciamento, tendo apreendido o dinheiro, mais de 600 euros em numerário, que estava a ser transportado.

PUBLICIDADE

publicidade

“Face à questão colocada pelo Notícias de Coimbra, os SMTUC confirmam que a PSP procedeu à apreensão de verbas em dinheiro, provenientes das receitas dos Parques de Estacionamento Municipais, que se encontravam na posse dos funcionários da empresa prestadora de serviços de segurança, vigilância e gestão operacional dos parques, contratualizada para o efeito”, lê-se numa resposta enviada por escrito ao NDC. 

Segundo a PSP, a empresa de segurança privada em causa não tem alvará e os valores estavam a ser transportados por viaturas que não tinham os meios de segurança e proteção legalmente previstos, que assegurassem a necessária resistência acrescida a qualquer tipo de ação violenta. Apenas as empresas que possuem alvará D podem exercer a atividade de transporte de valores, envolvendo exclusivamente pessoal de segurança privada detentor da especialidade de vigilante de transporte de valores. A própria Polícia disponibiliza informação sobre quais as empresas habilitadas a fazer este tipo de serviço.

PUBLICIDADE

Perante esta ilegalidade, os SMTUC, nos casos em que não conseguiram garantir o transporte de valores por parte de funcionários próprios, optaram por abrir as cancelas dos parques e deixar o estacionamento gratuito. Foi o que aconteceu durante todo o dia de quarta-feira na Praça das Cortes.

Veja o direto NDC na Praça das Cortes:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE