Coimbra

Parque Biológico da Serra da Lousã festeja 9º aniversário com programa variado  

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-05-2018

 A 4 de Junho de 2009, o Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, iniciou a sua caminhada na divulgação e conservação da fauna e flora autóctone de Portugal, com o objetivo de aproximar a comunidade do Ambiente e da Vida Selvagem.

PUBLICIDADE

Ao longo de 9 anos, cerca de 250 mil visitantes passaram pelo espaço, conheceram, aprenderam, divulgaram a importância da proteção da vida selvagem e da agro-pastoricia que nos é tão familiar.

Sendo a maior amostra de espécies selvagens representativas da fauna portuguesa, como o lobo ibérico, veado, gamo, corço, javali, lince e do extinto urso pardo, o Parque Biológico assume-se como um empreendimento turístico na área animal mas também de educação ambiental. Alberga nos seus espaços, vários exemplares de espécies consideradas irrecuperáveis para viver na Natureza, maioritariamente de causas associadas à atividade humana.

PUBLICIDADE

Entre essas espécies encontram-se várias rapinas noturnas e diurnas como as águias, corujas, bufo-real, milhafre mas também raposas provenientes de cativeiro ilegal. Inclui uma Quinta Pedagógica representativa das espécies autóctones de agro-pastoricia como ovelhas de raça Serra da Estrela e Churra do Minho, cabras de raça Bravia, Anã e Serrana, vacas de Raça Minhota, Marinhoa, Arouquesa, Cachena e Barrosã, porcos de raça Bísara e Alentejana, cavalos, e várias espécies de galináceos.

PUBLICIDADE

publicidade

De 1 de Junho a 4 de Junho, o Parque Biológico irá apresentar um programa variado para comemorar o seu aniversário. Associado ao dia da criança, no dia 1 de Junho, irá ser pintado um painel com o tema “Vamos pintar as abelhas?” que será posteriormente exposto na nova casa das abelhas.

No fim-de-semana, nos dias 2 e 3 de Junho, irão ser realizadas visitas guiadas a todos os interessados, saindo o primeiro grupo às 10h30 e o segundo às 14h30. Para terminar em festa, no dia de aniversário, será promovida uma sessão fotográfica com a mascote do Parque Biológico, sendo a fotografia oferecida ao visitante e às 18h00 sopram-se as velas do bolo.

A sensibilização para o bem-estar animal e para a proteção da Natureza é um dos objetivos primordiais do Parque Biológico, ao qual se junta o objetivo de integração social de pessoas com incapacidade física e/ou psicológica e pessoas vítimas de exclusão social e laboral.

Aqui, são incluídos nas mais variadas tarefas diárias e no Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais, onde desempenham ofícios antigos de Portugal – tecelagem, olaria, vime, cestaria e sapataria.

O Parque Biológico inclui ainda o Museu Espaço da Mente, um museu dedicado à evolução do homem e uma homenagem à liberdade, o Museu da Tanoaria e o Restaurante Museu da Chanfana.

Nas suas imediações encontra-se o Hotel Parque Serra da Lousã, uma unidade hoteleira de 4* e o Templo Ecuménico Universalista, um espaço que tem como objetivo promover o diálogo inter-religioso e a tolerância entre todas as religiões.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE