Cidade

Parlamento recomenda ao Governo continuidade das obras do Mosteiro de Semide

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-07-2018

 

PUBLICIDADE

A Assembleia da República recomendou ao Governo que dê continuidade às obras de restauro do Mosteiro de Santa Maria de Semide, no concelho de Miranda do Corvo, de acordo com uma resolução publicada hoje em Diário da República.

PUBLICIDADE

A resolução n.º 219/2018, aprovada em 22 de junho, recomenda ao Governo “que promova as diligências necessárias para dar continuidade as obras de restauro do Mosteiro de Santa Maria de Semide, dando cumprimento ao projeto existente”.

“Acolho com muito agrado a recomendação, que o município subscreve integralmente”, disse à agência Lusa Miguel Baptista, presidente de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o autarca, existem boas expetativas de as obras virem a ser incluídas numa reprogramação de fundos comunitários, com comparticipação do município.

A recuperação do mosteiro de Semide, que remonta ao século XII, foi alvo de um protocolo em 1999, entre o IEFP e a Direção-Geral dos Monumentos Nacionais.

O acordo previa três fases de intervenção, mas até ao momento apenas foram concluídas duas, em 2004 e em 2016, com as obras de recuperação do claustro quinhentista, que representou um investimento de 400 mil euros.

O imóvel acolhe um polo de formação do Cearte e um lar residencial da Cáritas Diocesana de Coimbra, na propriedade gerida pelo Estado, e a igreja, pertencente à paróquia de Semide.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE