Mundo

Papa alerta sobre o medo do diferente que pode levar às seitas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-06-2019

O Papa Francisco alertou hoje sobre o medo do diferente que leva os homens a unirem-se apenas com outros semelhantes, o que pode levar ao nascimento de seitas.

PUBLICIDADE

 

Francisco fez estas declarações hoje na praça de São Pedro, no Vaticano, durante as festividades do Pentecostes.

“Hoje, no mundo, as desarmonias tornaram-se divisões reais. Há quem tem demais e há quem não tem nada, aqueles que procuram viver cem anos e aqueles que não podem nascer. Na era da tecnologia, estamos distanciados: mais ‘social’, mas menos sociáveis”, lamentou o papa.

PUBLICIDADE

“Há sempre a tentação de construir ‘ninhos’ para se reunir em torno do próprio grupo, para as suas próprias preferências, o igual com o igual, alérgico a qualquer contaminação. Do ‘ninho’ à seita, o passo é curto”, acrescentou.

O papa presidiu esta celebração em que os católicos comemoram a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e na sua homilia defendeu a necessidade dos homens encontrarem paz e harmonia, para que se sintam calmos “mesmo quando à superfície as ondas estejam agitadas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Francisco criticou “a corrida imposta pelo nosso tempo”, que marginaliza a harmonia e leva as pessoas a correrem”, movidas por um nervosismo contínuo” que as faz “reagir mal a tudo”.

“A solução rápida é procurada, uma pílula após a outra para continuar, uma emoção atrás da outra para se sentirem vivos”, disse.

Em vez de continuar com essa dinâmica, o papa encorajou a “colocar a ordem no frenesim” e a sentir paz; e em vez de inquietação, confiança; e em vez de desânimo, alegria e não tristeza.

Finalmente, repudiou que nas sociedades atuais está “na moda adjetivar” e insultar, ações que acabam por prejudicar “tanto aqueles que são insultados quanto aqueles que insultam”.

“Retornando o mal com o mal, passando das vítimas para os executores, não vivemos bem, mas aqueles que vivem de acordo com o Espírito trazem paz onde há discórdia, concórdia onde há conflito”, afirmou.

“Os homens espirituais retornam o bem para o mal, respondem à arrogância com mansidão, à malícia com bondade, ao ruído com o silêncio, à murmuração com a oração, ao derrotismo com um sorriso”, concluiu.

A solenidade do Pentecostes é uma das datas mais importantes do calendário cristão e é celebrada no quinquagésimo dia após o domingo de Páscoa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE