PAN deseja mais autocarros elétricos nos SMTUC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-09-2017

O candidato do Pessoas Animais e Natureza (PAN) à Câmara de Coimbra, Vítor Marques, quer uma substituição progressiva dos autocarros dos transportes urbanos do concelho por veículos elétricos.

PUBLICIDADE

Imagem figurativa

O candidato do PAN pretende que os autocarros sejam substituídos “progressivamente por autocarros elétricos”, considerando que essa medida “seria fundamental”.

PUBLICIDADE

“São autocarros em que se gasta menos a nível de manutenção, não têm combustível, mas, o mais importante, é que não provocam poluição ambiental nem poluição sonora”, disse à agência Lusa Vítor Marques.

O cabeça de lista do PAN à Câmara de Coimbra referiu que seria possível substituir todos os atuais veículos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) por autocarros elétricos num espaço de “quatro ou cinco anos”, sublinhando as “muitas vantagens” que a medida traria “a médio prazo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para Vítor Marques, é necessário “modernizar os transportes públicos” do concelho, apontando para a importância de se criarem “novas rotas” e “horários adequados à procura”.

Além disso, os SMTUC deveriam também “facilitar a aquisição de bilhetes”, com o desenvolvimento de uma aplicação que permitisse a compra de viagens através do telemóvel, propôs.

Ainda em relação à mobilidade, o candidato do PAN defendeu a criação de “mais faixas para transportes públicos”, bem como “recuperar o projeto da Ecovia [sistema de parques de estacionamento periféricos]”.

“É fundamental haver bolsas de estacionamento para depois [as pessoas] apanharem o transporte para dentro da cidade”, frisou o candidato, que falava à agência Lusa antes de começar uma ação de campanha na Praça 8 de Maio.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE