Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Pampilhosa da Serra vibrou com o Campeonato da Europa de Downhill

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-05-2019

Nos dias 4 e 5 de maio, Pampilhosa da Serra recebeu o Campeonato da Europa de Dowhnill 2019.

PUBLICIDADE

Depois de no primeiro dia os corredores terem elevado a fasquia competitiva nas descidas cronometradas, aguardava-se com grande expectativa a disputa pelas medalhas, sendo que o francês Baptiste Pierron, na categoria de elite masculina, e a suiça Camille Balanche, na elite feminina, acabariam por sagrar-se campeões europeus de Downhill.

Na final masculina de elite viveram-se intensos momentos de emoção. Os corredores apresentaram-se num nível muito elevado, o que levou a um despique intenso entre os três primeiros classificados, que acabariam por ficar separados por menos de um segundo. Baptiste Pierron completou a descida de 2090 metros em 3’13’’501, uma marca dois segundos e meio mais rápida do que o melhor resultado dos treinos cronometrados na véspera.

PUBLICIDADE

publicidade

O corredor francês superiorizou-se assim ao seu compatriota Benoit Coulanges, vencedor da medalha de prata, que fora o mais rápido na sessão cronometrada de sábado. Coulanges acabaria inclusivamente por melhorar esse tempo, completando a prova final em 3’14’’313, todavia um resultado insuficiente para atingir o lugar mais alto do pódio. A medalha de bronze foi conquistada pelo austríaco David Trummer, a 825 milésimos do primeiro classificado.

Emanuel Pombo revelou-se o melhor português em prova, tendo terminado na oitava posição, a 5,063s do primeiro classificado. Por outro lado, Francisco Pardal, que procurava defender o título de campeão europeu conquistado no ano passado, sofreu uma queda nos treinos livres que o impossibilitou de disputar a final.

PUBLICIDADE

Gonçalo Bandeira, júnior de primeiro ano, acalentava a esperança de se intrometer na luta pelo pódio de elite. Contudo, uma queda na final inviabilizou-lhe sobremaneira esse desígnio, mas que ainda assim não o impediu de conquistar o melhor tempo entre os juniores.

Também a competição de elite feminina foi extremamente equilibrada. A suiça Camille Balanche conquistou o título europeu, graças ao registo de 3’41’’609, apenas 63 milésimos de segundo melhor do que o tempo da eslovena Monika Hrastnik, campeã europeia do ano passado. A italiana Veronika Widmann completou o pódio, a 189 milésimos da vencedora.

Os veteranos portugueses apresentaram-se em ótimo plano neste Campeonato da Europa, conquistando cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O madeirense Daniel Pombo, foi o mais veloz nos masters 30, ao passo que Luís Ribeiro conseguiu impor-se nos masters 35. Os restantes títulos europeus portugueses foram para a master 30 Fátima Vida, para o master 60 Rui Portela e para o master 65 Rui d’Almeida, que concorreram sem qualquer adversário nas respetivas categorias. Por outro lado,  João Estêvão sagrou-se vice-campeão europeu de master 50, apenas batido pelo espanhol Ramón Figueras, Ana Martins ficou com a medalha de bronze em masters 35 femininas, uma categoria que coroou a espanhola Estefania Cabarcos.

A organização conjunta do Campeonato da Europa de Downhill 2019, levada a cabo pelo Município de Pampilhosa da Serra, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a ADXTUR, revelou-se um verdadeiro sucesso. A disciplina mais radical do BTT permitiu ao vasto público presente a oportunidade de vivenciar uma prova que se destacou pela elevada qualidade dos corredores presentes, mas que ainda assim não impediu que o espírito de companheirismo e fair-play predominasse.

Recorde-se que O Campeonato da Europa de Downhill enquadra-se no projeto Cyclin’Portugal, que reconhece as Aldeias do Xisto como o primeiro destino de excelência do país para a prática de ciclismo, cruzando infraestruturas de qualidade, eventos de cariz competitivo e de lazer, e programas e serviços turísticos especialmente dirigidos a este público.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com